Tenho 15 anos e sou do interior, mas preciso fazer Ensino Médio na cidade, já que é onde a educação é melhor. Minha família é muito bem de vida mas toda a renda deles está na cidade. Pretendo cursar Medicina e tenho que sair dessa cidade. Posso morar sozinha com suporte financeiro dos meus pais mesmo ainda não sendo emancipada? (Assim que fizer 16 eu serei emancipada)

elas perguntam
9 3
eles respondem
10/07/2020 16h06
Poder pode, mas vai ter q ser por baixo dos panos, pq talvez vc ainda não possa ter comprovantes de moradia no seu nome e tal. O ideal é se emancipar pra não ter problemas legais. Ou ir morar com algum parente maior de idade.
anônimo
10/07/2020 16h07
Tem muita gente de classe média que faz isso. Se eles confiarem em vc, pode tranquilamente. Só que vc não consegue fazer nada em seu nome.
anônimo
10/07/2020 16h22
Na minha opinião, seria muita imprudência dos seus pais se fizerem isso. Se alguém souber disso e comunicar ao Conselho Tutelar, seus pais poderão ter sérios problemas.

Uma solução "plausível" seria você morar com algum parente nessa cidade, mas sozinha é muito perigoso.
anônimo
10/07/2020 18h10
Ai você não está morando sozinha com ajuda de seus pais
anônimo
10/07/2020 16h09
Se não me engano com 16 eles podem te emancipar,já com 15 anos não sei dizer se dá não.
anônimo
10/07/2020 16h17
Fosse a minha filha/sobrinha/neta/amiga eu não aconselharia.

Eu saí a primeira vez de casa com 16 anos. Meses depois precisei regressar com o rabo abanando, pois aprendi que os recursos para viver são muitos e a pessoa precisa estar preparada para isso. Pagar as próprias contas não é fácil. E mesmo que, no seu caso, eventualmente a sua família as pague, ainda assim será difícil. Você vai precisar ter de cuidar de coisas que você nem sabe fazer ainda com quinze anos:
- Concertos eventuais na sua casa;
- Comprar, cozinhar sua própria comida e lavar sua própria louça;
- Limpeza na sua casa ( - E se houver uma infestação de baratas ou um ninho de ratos se instalar ali do lado, tu vai fugir?)
- Garantir sua própria segurança e a de seus bens;

E outro monte de coisas tais.

Quer fazer medicina? É um nobre projeto. Continue estudando muito forte em casa. Mais para frente você vai ingressar na faculdade e será uma futura médica útil à pátria.

Não se esqueça, lembre-se com frequência da frase de Goethe: "- É urgente ter paciência."
anônimo
10/07/2020 16h23
Kkkkk o suporte financeiro, 95 % pais e 5 % a mesada dos pais!
anônimo
10/07/2020 16h46
Se tu for morar sozinha com os 16 tu é mt sortuda!
10/07/2020 18h28
Acho que pode
elas respondem
anônima
10/07/2020 16h27
Pra engravidar e depois voltar com uma mão na frente e outra atrás? Me poupe né, da onde vc com 15 anos tem psicológico pra morar só, aproveita menina enquanto está debaixo da asa dos seus pais depois do ensino médio é só vc contra mundo
anônima
10/07/2020 16h07
Muita coisa pra rolar durante o ensino médio, morar sozinha aos 15 anos ? Acho difícil se seus pais tem o mínimo de responsabilidade e juízo não acha?
anônima
10/07/2020 18h18
Você tem que perguntar pra os seus pais