Cada pessoa, com o passar do tempo, adquire uma personalidade ímpar; um jeito peculiar e intimo de ver a vida, ver o mundo...de se relacionar. A cultura, a criação, os princípios, bem como os valores do ambiente em que foram criadas, podem ser mais determinantes ainda na formação de ideias, opiniões e comportamentos, os quais podem levar a uma vida social bastante ativa ou não. É nesse aspecto que um determinado indivíduo pode ter mais facilidade para ser relacionar com outras pessoas do que outras; de fazer amigos, ou até mesmo para namorar/casar.
É por causa da dinâmica social, existem os mais extrovertidos, confiantes e que gostam de se expor, e os que são o inverso. E a psicologia individual, principalmente pela educação dos pais e referências freudianas.
Eu acho que é só uma forma de interação social que não acaba bem, isso só nos levar a ter muita gravidez precoce, depressão, desentrutura familiar e coisas assim. Se as pessoas vevesem com mais autoestima teriam relacionamento na idade adequada
Porque cada pessoa tem seu próprio tempo e ritmo, ué. Não existe idade certa para nada, existe momentos em que a pessoa se sente confiante e segura para experiência tais coisas.