De fato há uma CULTURA do estupro ou há casos de estupro?

Cultura: "Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro."

Acima está uma definição do que é cultura. Talvez ajude. Enfim, expressem a opinião de vcs

eles perguntam
5 15
elas respondem
24/06/2021 16h13
Sim, existe. Mais frequente em áreas da África Subsaariana, Ásia meridional e Oriente Médio, alguns países até permitem o casamento entre estupradores e vítimas. Mas no Brasil NÃO existe, há casos isolados de estupro como em qualquer lugar do mundo, mas dizer que há uma cultura é totalmente equivocado.
anônima
31/03/2021 03h57
Sim é real. Basicamente cultura do estupro é quando uma sociedade normaliza o estupro e não necessariamente precisa ser uma normalização inteira e direta do tipo: "É permitido estuprar qualquer mulher na rua sem medo de ser preso" não, muita vezes é uma normalização sutil e em contexto específicos. Por exemplo estupro no casamento, hoje é crime, mas a uns 40 anos atrás não era e mesmo sendo uma violência contra mulher a sociedade achava normal porque era obrigação da mulher ceder sexo ao marido e não podia recusar, outro exemplo é aquele clássico "Foi abusada/assediada porque estava de roupa curta, não se comportando como mulher decente", "se fosse um homem bonito certeza que ela iria gostar", "tava bêbada é porque queria", "ela que estava provocando" entre outras, ou seja percebe como sim a sociedade normaliza o estupro/abuso/assédio em situações específicas?
E não se engane quem pensa que a cultura do estupro prejudica apenas nós mulheres. O abuso contra homens também é normalizado e até motivo de piada na sociedade, especialmente o abuso infantil masculino, vide quando sai uma notícia de algum menino de 10 anos que foi abusado por uma mulher mais velha, oquê não falta é comentários tipo "Nossa que muleke sortudo, certeza que ele gostou então não foi abuso nem pedofilia, homem tem que aprender a meter cedo mesmo, queria ter uma gostosa dessas na minha infância, eu vou levar meu filho aos 13 no puteiro" e outras coisas que mostram como junto a cultura do estupro vem normalização da pedófilia também, mas sempre em contextos específicos.
Outra coisa é que a sociedade não suportar o abusador e matar ele ou castigar não significa necessariamente que ela não normalizar o estupro, tanto que estupradores na cadeia são estuprados na maior normalidade pelos outros presos, ou seja eles não gostam do abusador em si porque o ato estão cometendo e com prazer as vezes e deixando claro que não estou fazendo um julgamento se o estuprador preso merece ou não.
anônima
31/03/2021 09h56
Infelizmente ela é real e está se propagando na sociedade
anônima
31/03/2021 09h57
Infelizmente existe.
anônima
06/02/2021 22h19
Sim e não
eles respondem
anônimo
12/07/2020 20h43
Cultura do estupro é um comportamento existente numa sociedade que normaliza o estupro e/ou relativiza a ilicitude do ato do estuprador.
Já aqui no Brasil, estupradores são linchados tanto por uma parcela da população comum, como pela população carcerária.

Ou seja: cidadãos comuns e até mesmo os bandidos, que são a escória da sociedade, rechaçam o estupro.

Então pra uma pessoa dizer que há cultura do estupro no Brasil, sabendo o que acontece com estupradores aqui, ela tem que ser aquele tipo de gente que cisma em brigar com a lógica, à exemplo dos defensores de coisas como ideologia de gênero, teoria da pobreza como fator determinante pra uma pessoa ir para o crime, e não a índole de cada indivíduo, entre outros.
anônimo
04/02/2021 20h39
Mané cultura do estupro.

Não fode.
anônimo
12/07/2020 20h13
Sim, existe. Citações como "c# de bêbada não tem dono", culpar a mulher (coloco mulher porque geralmente é ela que é culpabilizada) justificando que, por ela estar com uma roupa que julgam curta, bêbada, andando à noite ou sozinha ela "estava/está pedindo para ser estuprada", estamos normalizando o estupro, o desrespeito. Estamos dizendo que, naquelas situações, o estupro é uma consequência natural das ações.

Indo mais além, se formos para outros crimes correlatos ao estupro, como o estupro de vulnerável ou tantos outros contra a dignidade sexual, veremos que normatizamos enquanto sociedade. Muitos consideram normal, por exemplo, um homem adulto ter relações com uma moça de 13, 12 anos (por exemplo, o termo mais buscado em sites pornográficos é "novinha", além de inúmeros contos que se dizem reais ou não com garotas até mais nova. Ainda que sejam mentiras, só são criados porque há quem consuma, quem aprecie o tema), inclusive com essas pessoas achando normal porque "as meninas dessa idade já provocam, já sabem muito bem o que estão fazendo e o homem foi uma vítima de seus instintos".

Continuando...muitos não enxergam que o namorado/noivo/marido forçar sexo com a mulher contra seu consentimento é algo errado. Não enxergam nada de errado nisso, uma vez que "seria obrigação da mulher fazer o sexo, sem possibilidade de negativa" ou em agarrar mulher à força em uma balada ou carnaval, por exemplo.

Enfim...enquanto tivermos a cada caso de estupro ou de outro crime similar o fatídico "mas" do "não estou defendendo estuprador, mas..." , a cultura do estupro ainda estará presente.
anônimo
12/07/2020 19h57
Real e pode ser romantizado: 365 dias é a prova
04/02/2021 20h42
Não, esse termo é obra de alguma feminista burra que não entende o significado de cultura
anônimo
12/07/2020 19h50
Sr alguém citou é porquê existe.
12/07/2020 19h56
Não.
Isso é ilusão.
anônimo
24/06/2021 16h19
No Brasil, não.
anônimo
31/03/2021 15h21
Papo furado.
anônimo
31/03/2021 12h12
No sentido de ser normalizado eincentivador, acho que não.
anônimo
31/03/2021 12h08
Talvez
07/02/2021 02h04
Na África é cultural sim
07/02/2021 01h56
Sim, homem é tudo potencial estuprador.
anônimo
04/02/2021 20h40
Nunca fui incentivado a estuprar ou vi casos onde homens sejam, mas eu já reparei que homens e mulheres passam pano em alguns casos...

Por exemplo, uma mulher que abusa de um menino é passado pano, já vi tbm homens colocarem a culpa na mulher por usar saia.

Uma grande chuva de hipocrisia, mas não vi nada que incentivasse a estuprar como as feministas pregam
04/02/2021 20h38
Minha opinião nisso é não, porque as pessoas condenam o estupro. O argumento que eu vi é de que a ideia de que o homem tem instintos e que não consegue se controlar faz parte da cultura do estupro. Mas se você se interessa não faz mal ler a respeito, vai no wikipédia em inglês e aprende, abraços.