Sou filha única, vivo com meu pai.
Ele trabalha, é bom de saúde. Mas é sozinho, eu sou a única pessoa que ele tem pra conversar. Os irmãos dele moram em outras cidades, parentes quase não vemos.
Eu tenho 25 anos e quero muito mudar de país, ir pra Itália, fazer minha vida. Mas não fui ainda por pensar no meu pai, fico sentindo que estaria abandonando ele, entendem?
O que acham que devo fazer? Seria maldade sair de casa pra tão longe?

elas perguntam
12 10
eles respondem
anônimo
13/07/2020 07h06
Já vi casos de pessoas que resolveram fazer o sacrifício para cuidar de um pai ou mãe e sabe o que acontece? Elas nunca se recuperaram financeiramente nem mesmo emocionalmente: as duas ficaram solteiras para o resto de vida vivendo num padrão de vida muito abaixo do que tinham previsão de ter alcançado.
Não cometa esse erro. Com certeza você deve ir.
Você precisa investir em si mesma agora, ou depois não conseguirá se estabelecer.
13/07/2020 05h48
Vc não estaria abandonando seu pai. Ele vai sentir sua falta sim, mas acredito que ele vai ficar bem feliz em ver a filha independente e conseguindo ganhar a vida.
13/07/2020 06h07
Você tem que viver a sua vida! Por mais que seu Pai seja sozinho, você tem que viver a sua vida e com certeza ele ficará muito feliz em saber que você está se realizando e sendo feliz!
13/07/2020 13h35
Seu pai trabalha, ainda tem saúde. Ele vai sentir sua falta mas vai entender. Vá sim, vá viver sua vida mas nunca deixe seu pai, fale sempre com ele por telefone ou whatsapp e fique de olho (Por um vizinho ou coisa do tipo), prepare-se para quando ele não puder mais ficar sozinho. Porque esse dia vai chegar e você vai precisar estar bem emocional e financeiramente para ajudá-lo.

Nada de culpas nem remorsos.
anônimo
13/07/2020 21h17
Eu tenho uma situação parecida...
Me diga oq rolou dps
13/07/2020 13h57
Mete o pé. Seu pai vai se virar sozinho. Quem sabe ele não entre num relacionamento quando você for embora. Com a tecnologia, ainda vai dar pra vocês conversarem e se verem todos os dias.
anônimo
13/07/2020 13h45
Não deixe de viver sua vida por causa disto , isto pode até ser motivo para ele começar a conhecer outras pessoas e sair deste marasmo .
anônimo
13/07/2020 13h32
Segue tua vida. Todo pai ou mãe quer ver o filho crescer e ser feliz. Construa sua vida, viaje para Itália. Seu pai vai sobreviver.
13/07/2020 13h29
Não seria maldade você sair de casa você só não deve deixar esse assunto chegar ao seu pai, pois ele se sentirá mal em estar supostamente prendendo a filha dele, mas pense bem antes de decidir.Faça uma viagem com ele primeiro para o país que você deseja ir apenas como turismo, quem sabe vocês dois decidam o melhor para vocês lá mesmo.
13/07/2020 13h22
Cara, amo a Itália. Queria muito morar lá. Acho que você deve ir. Viva a sua vida. Com certeza teu pai vai entender isso. Ele sabe que você não é mais a garotinha que um dia ele viu. Você agora é uma mulher e precisa correr atrás dos teus objetivos. Força aí.
13/07/2020 09h21
Eu acho que não faz parte do ciclo da vida. Talvez quando vc sair ele encontre uma coroa ou uma novinha para esquenta as orelhas. :-)
anônimo
13/07/2020 08h55
Já perguntou pra ele? Tenho certeza de que vai apoiar sua ida. Talvez fique chateado por ser tão longe, mas ainda assim acredito no apoio dele.
elas respondem
13/07/2020 06h51
Buscar a sua felicidade, não é maldade.
Por que você acha que o seu pai é tão sozinho ? Às vezes, é uma opção dele. Ser sozinho não é algo tão triste e deprimente quanto muitas pessoas pensam.
Você vê o seu pai como uma pessoa triste ? Se a resposta for sim, incentive-o a fazer novas amizades, marcar encontros, sair mais, fazer uma academia, enfim, levantar o astral dele.
E se vc cogitasse a hipótese dele ir para a Itália contigo ?
De qualquer forma, os filhos são pássaros. Os pais estão cientes que uma hora ou outra é preciso abrir a gaiola e deixá-los voar.
Siga a sua estrada.
anônima
13/07/2020 08h57
eu jamais deixaria minha mãe
levaria ela cmg ou não iria
13/07/2020 08h38
Depois ele se engraça por um coroa. Seria abandono se você não mantivesse contato com ele quando estivesse na Itália. Ele tem celular? Sabe se virar sozinho? Então, vai. Eu penso o quanto é difícil, mas a gente não pode deixar de viver a nossa vida, nem seu pai deve querer isso para você.
13/07/2020 22h22
Leve ele amada! Ou fique, tem amores que se justificam!! Ficar sem um pai é uma das coisas mais cruéis que existe. Aproveite-o vc é privilegiada !
anônima
13/07/2020 21h27
Nao há possibilidade dele ir com vc tambem ??
Mas se nao tiver, ta tudo bem, vc pode ir construindo seu sonho ate o momento dele ir pra junto de vc pq querendo ou nao uma hora ele vai estar idoso demais e vai precisar de cuidados.
anônima
13/07/2020 21h23
Vc poderia ir só pra viajar passar uns dias , não tem como estudar e formar aqui no Brasil?
13/07/2020 21h23
vá embora e viva sua vida, você não estaria abandonando teu pai, ele não é uma criancinha sob a tua guarda
13/07/2020 21h20
Você deve ir. Por mais que ame seu pai, é natural você querer trilhar seu próprio caminho. Visite-o quando puder. Com rede social é bem difícil ficar distante.
13/07/2020 13h42
converse com ele, e a melhor solução
13/07/2020 09h00
Sua preocupação é muito bonita.
No começo ele pode se sentir sozinho, mas logo supera, talvez seja até bom pra ele procurar uma namorada.
Conversa com ele sobre seus sonhos, vai acostumando ele com a idéia.