Se sim porque? Se não porque também?

elas perguntam
15 2
eles respondem
13/07/2020 20h31
Se agarrou ao poder. Passou mais tempo que Stálin no governo da URSS. Eh autoritário, mas verdade seja dita, foi responsável por coloca a Rússia nos eixos. Depois do colapso da URSS, a Rússia foi governada pelo bêbado do Boris Iéltsin que quase destruiu o país, a Rússia quase se desfragmentou. A Chechênia quase se separou. O país enfrentou uma crise econômica terrível e viu sua influência e poder diminuir. Foi somente com Putin que a Rússia retormou seu protagonismo, os separatistas da Chechênia foram esmagados. E passou deter a influência da Otan. Exemplo disso foi a Geórgia que queria entrar pra OTAN, bastou Putin invadir a Geórgia pra eles mudar de ideia, o mesmo ocorreu com a Ucrânia.
Resumindo: Putin não eh um cara muito democrático, se agarrou ao poder, e persegue os opositores. No entanto, antes dele a Rússia estava totalmente perdida. Agora sob seu controle, conseguiu recuperar um pouco do protagonismo e uma relativa estabilidade econômica.
anônimo
13/07/2020 20h37
Sem ser estudioso da situação da Rússia e somente baseado nos noticiários fica difícil dar uma opinião.
Mas em se tratando da Rússia, só de não ter apertado os botões dos mísseis já tá de bom tamanho.
29/07/2020 14h49
Não sei...
Não curto muito o modo soviético de lidar com as coisas por tudo que já li nas páginas da história.
Especificamente sobre Putin, não acompanho como ele lidera a nação dele.
anônimo
29/07/2020 14h43
Ditador
29/07/2020 14h15
Sim, o melhor do mundo e a melhor nação do mundo.
anônimo
24/07/2020 01h09
Acho ele um grande líder,mas não concordo com a postura e as ações dele.
anônimo
24/07/2020 01h04
Depende da situação, mas ele gosta de cachorrinhos.
anônimo
24/07/2020 01h04
Não, ele já é um ditador.
24/07/2020 01h03
Não sei não, não conheço a Rússia a fundo pra dizer isso.
anônimo
24/07/2020 01h02
fascista do bem
anônimo
16/07/2020 09h50
Nem conheço esse puto kk
anônimo
16/07/2020 09h50
Não, pq não gosto da forma que ele pensa em relação as coisas
anônimo
16/07/2020 09h49
Internamente(no país dele) não sei, mas perante o mundo, sim...ele representa bem o seu país e cumpre sua missão como chefe de estado(na Rússia tem dois chefes, o Presidente Putin que é de Estado e o Premiê Medvedev que é de Governo)
13/07/2020 22h50
Nenhum presidente é bom, mas a Rússia estava chegando ao fundo do poço. Quando é assim, ou permanece ali (exemplo Venezuela) ou sobe.

A URSS tentou controlar tudo, eliminou absolutamente a propriedade privada, sistema de preços, moeda, proibiu o comércio com o exterior e a abertura de empresas. Tudo era planejado pelo governo central. Em poucos anos o que era produtivo acabou. Na década de 1980 a URSS ainda empregava máquinas da década de 1950 nas indústrias. A agricultura, mesmo sendo massivamente subsidiada, estagnou. E ainda gastava muito para manter o controle sobre as repúblicas soviéticas, ocupação do Afeganistão, e produção de armamento nuclear. Ficou difícil competir com economias livres, que se adaptavam mais rapidamente a mudanças. Planejamento central gera um problema informacional enorme.

Gorbachev percebeu que não havia saída senão abrir a economia, mas não tinha como fazer isso sem desagradar os altos oficiais do Partido Comunista. Então ele fez reformas mais brandas e insuficientes. Permitiu sistema de preços, existência da moeda, comércio exterior, mas ainda era proibido abrir empresas. Não fez reforma agrária. As repúblicas ficaram insatisfeitas, incluindo aí o Bóris Iéltsin. Então as reformas sofreram oposição tanto do Partido Comunista quanto dos liberais.

O parlamento, contrário a reformas liberais, impediu que Iéltsin fizesse privatização profunda, com desregulamentação e desburocratização, então, mantidas as barreiras à iniciativa, formaram-se oligarquias. Ou seja, devido à resistência às reformas, elas acabaram sendo insuficientes. Ele tentou dissolver o parlamento e os parlamentares se rebelaram. Aí ele explodiu tudo, matou 187 pessoas e prendeu os líderes da oposição. Jogou fora a Constituição antiga e fez uma nova, presidencialista.

Putin continuou o trabalho do Iéltsin, com uma visão mais estatista. Ele estatizou empresas e setores, e foi mais autoritário que Iéltsin, provavelmente por ser ex-KGB / nacionalista.
13/07/2020 20h38
Kkkk piada
elas respondem
24/07/2020 01h01
Pelo menos tem vacina
anônima
24/07/2020 01h00
Tenho vontade de perguntar algo pra ele.