eles respondem
Se agarrou ao poder. Passou mais tempo que Stálin no governo da URSS. Eh autoritário, mas verdade seja dita, foi responsável por coloca a Rússia nos eixos. Depois do colapso da URSS, a Rússia foi governada pelo bêbado do Boris Iéltsin que quase destruiu o país, a Rússia quase se desfragmentou. A Chechênia quase se separou. O país enfrentou uma crise econômica terrível e viu sua influência e poder diminuir. Foi somente com Putin que a Rússia retormou seu protagonismo, os separatistas da Chechênia foram esmagados. E passou deter a influência da Otan. Exemplo disso foi a Geórgia que queria entrar pra OTAN, bastou Putin invadir a Geórgia pra eles mudar de ideia, o mesmo ocorreu com a Ucrânia.
Resumindo: Putin não eh um cara muito democrático, se agarrou ao poder, e persegue os opositores. No entanto, antes dele a Rússia estava totalmente perdida. Agora sob seu controle, conseguiu recuperar um pouco do protagonismo e uma relativa estabilidade econômica.
Sem ser estudioso da situação da Rússia e somente baseado nos noticiários fica difícil dar uma opinião.
Mas em se tratando da Rússia, só de não ter apertado os botões dos mísseis já tá de bom tamanho.
Não sei...
Não curto muito o modo soviético de lidar com as coisas por tudo que já li nas páginas da história.
Especificamente sobre Putin, não acompanho como ele lidera a nação dele.
Sim, o melhor do mundo e a melhor nação do mundo.
Acho ele um grande líder,mas não concordo com a postura e as ações dele.
Depende da situação, mas ele gosta de cachorrinhos.
Não, ele já é um ditador.
Não sei não, não conheço a Rússia a fundo pra dizer isso.
Não, pq não gosto da forma que ele pensa em relação as coisas
Internamente(no país dele) não sei, mas perante o mundo, sim...ele representa bem o seu país e cumpre sua missão como chefe de estado(na Rússia tem dois chefes, o Presidente Putin que é de Estado e o Premiê Medvedev que é de Governo)
Nenhum presidente é bom, mas a Rússia estava chegando ao fundo do poço. Quando é assim, ou permanece ali (exemplo Venezuela) ou sobe.
A URSS tentou controlar tudo, eliminou absolutamente a propriedade privada, sistema de preços, moeda, proibiu o comércio com o exterior e a abertura de empresas. Tudo era planejado pelo governo central. Em poucos anos o que era produtivo acabou. Na década de 1980 a URSS ainda empregava máquinas da década de 1950 nas indústrias. A agricultura, mesmo sendo massivamente subsidiada, estagnou. E ainda gastava muito para manter o controle sobre as repúblicas soviéticas, ocupação do Afeganistão, e produção de armamento nuclear. Ficou difícil competir com economias livres, que se adaptavam mais rapidamente a mudanças. Planejamento central gera um problema informacional enorme.
Gorbachev percebeu que não havia saída senão abrir a economia, mas não tinha como fazer isso sem desagradar os altos oficiais do Partido Comunista. Então ele fez reformas mais brandas e insuficientes. Permitiu sistema de preços, existência da moeda, comércio exterior, mas ainda era proibido abrir empresas. Não fez reforma agrária. As repúblicas ficaram insatisfeitas, incluindo aí o Bóris Iéltsin. Então as reformas sofreram oposição tanto do Partido Comunista quanto dos liberais.
O parlamento, contrário a reformas liberais, impediu que Iéltsin fizesse privatização profunda, com desregulamentação e desburocratização, então, mantidas as barreiras à iniciativa, formaram-se oligarquias. Ou seja, devido à resistência às reformas, elas acabaram sendo insuficientes. Ele tentou dissolver o parlamento e os parlamentares se rebelaram. Aí ele explodiu tudo, matou 187 pessoas e prendeu os líderes da oposição. Jogou fora a Constituição antiga e fez uma nova, presidencialista.
Putin continuou o trabalho do Iéltsin, com uma visão mais estatista. Ele estatizou empresas e setores, e foi mais autoritário que Iéltsin, provavelmente por ser ex-KGB / nacionalista.