Geralmente a mãe não sabe impor respeito sem a necessidade da agressão. O pai geralmente ensina pelo respeito e exemplo. Aquela história, ninguém obedece um líder que só sabe mandar e gritar.
Percebi isso muito com os meus amigos. As mães sempre gritando, dando várias ordens, várias exigencias. Enquanto o pai era mais de boa, só se manifestava com agressão quando era uma coisa realmente grave.
Na verdade o erro está na mãe! Muitas mães deixam para os pais o papel de chamar a atenção, repreender e elas acabam se saindo como "boazinhas" É preciso uma conversa entre os pais e ambos terem a mesma autoridade sobre os filhos.
Porque a mãe tá sempre junto, o que acaba gerando uma certa "folga" por parte das crianças. Enquanto que, com o pai é o contrário e os filhos tendem a querer agradar.
Falo por mim. Meu pai nunca foi de gritar e eu sempre o admirei por isso. Respeitava mais. Já minha mãe só sabia fazer escândalo e debochar. Ficava com muita raiva e provocava de volta.
Pq, geralmente, a figura do pai é instituída pela família e até mesmo pela mãe como a "Lei", isso é feito desde de a primeira infância, quando a criança começa a entender o que pode ou não fazer.
Frases como : "Quando seu pai chegar eu vou dizer a ele"
" Ah quando o seu pai ver oq vc fez...
Dessa maneira, quando cresce o indivíduo já tem o pai como figura de autoridade.
Falando de mim, respeito mais a minha mãe, meu pai sempre foi meu cúmplice.
Ele não tem esse esteriótipo de pai, nunca me bateu.
E se ele fizesse alguma coisa para mim, ele me pedia desculpas.