Por exemplo as faculdades "empurram" muitas matérias em um curto espaço de tempo fazendo com que muitas vezes o aluno aprenda só para passar e acabe esquecendo depois.
Essas matérias muitas vezes demoraram séculos ou milênios para ser desenvolvida para o aluno aprender tudo em um trimestre.
Eu acho que deveria haver um curso de introdução para cada curso da faculdade. Exemplo: Só pode fazer engenharia, ou qualquer outro curso quem tem o curso de introdução, que levaria 2 anos para ser concluido, com isso o aluno poderia chegar na faculdade com melhor base. O curso de introdução poderia ser feito a partir do momento que o aluno se sentir apto e seria um curso online ou presencial.

eles perguntam
1 7
elas respondem
14/07/2020 23h53
Sim, e isso já é sabido, discutido, analisado e já existem metodologias e paradigmas atualizados e mais efetivos. O problema é pegar um país gigante como o Brasil, em q a grana não chego onde devia e formar os prof pra trabalhar direito, com salário digno, turmas menores, equipamento adequado etc... é foda.
eles respondem
14/07/2020 20h51
Curso de introdução? A idéia é boa mas jamais funcionaria num país como o Brasil, com certeza as universidadds iriam enfiar a faca para esse curso de preparação, já que seria algo essencial para a formação.
Sobre o modelo de ensino ser errado, sempre tive essa mesma visão, mas cabe ao aluno decidir qual vai ser o método de estudo dele.
Alguns aprendem melhor na escola com esse método falho, já outros deixam para estudar sozinhos e quando tiverem mais concentração.
14/07/2020 21h11
Apenas um diplomata para opinar sobre isso com propriedade, um cara que já viajou o mundo e conhece vários sistemas de ensino.

É complicado a gente dar opinião nisso sem ao menos ter um doutorado.

Mas sem duvida, algo está errado, seja no método ou na aplicação, nossos alunos apanham muito quando competem com os alunos de outros países.

Eu acho também que o grave problema da educação não está nas universidades e sim nas escolas primárias. Pô, tem aluno que termina o fundamental praticamente analfabeto.
anônimo
14/07/2020 20h48
Sim, acho...
14/07/2020 20h52
Acho errado Políticos que estão se lixando para um Estudo se qualidade no Brasil, e eles não tem curso superior (uma minoria) apenas.

Saúde e Educação para os Políticos sempre foram temas ignorados no Brasil.
anônimo
14/07/2020 20h53
Foda-se, ninguém vai lembrar de nada não namoral!
14/07/2020 20h53
Ok, mas o objetivo de um sistema de ensino estatal não é fornecer uma boa educação formal, é controlar e homogeneizar a população.
anônimo
14/07/2020 21h07
Já é meio o que acontece. Pelo menos nas federais, os cursos tem varias matérias de introdução. No começo todas as engenharia são praticamente iguais, só mudando algumas matérias voltadas às matérias especificas daquele curso. Acho que o problema tá no ensino médio que não prepara bem o aluno pra entrar na universidade. O pessoal chega na universidade sem saber o básico de matemática.