Não é por conta do evento. É por que temos más governadores....
15/07/2016 23h40
Mas a crise não é culpa da copa do mundo. O que tem a ver uma coisa com a outra?
anônima
15/07/2016 23h46
Nato, a crise já existia antes da Copa e o que houve depois dela é que não existiu aumento do PIB por influência do evento (como estavam esperando) e teve um aumento de gastos governamentais por causa da corrida presidencial.
eles respondem
16/07/2016 01h15
A ciência econõmica é fruto de muitas variáveis. Entendo que a Copa não foi a variável de maior peso para a crise. Fatores como:
O enfraquecimento do mercado imobiliário, que estava em alta poucos anos atrás, fez com que muitas empresas ficassem am baixa demitindo mtos de seus funcionários. Isso tudo por conta da oferta/procura. A tal da "bolha" estourou.

Escândalos políticos envolvendo a maior estatal do país, fazendo com que empresas multinacionais do ramo do petróleo parassem com os investimentos, demitindo muitos de seus funcionários.

Crise das montadoras que tiveram uma drástica redução em sua linha de fabricação, devido a falta de peocura, demitindo muitos funcionários.

Crise energérica por conta da falta de chuva que abastecia as reservas das hidrelétricas.

Redução de investimento dos acionistas nas empresas estatais e nas multinacinais que estavam ligadas a essas, além do mercado imobiliário e automotivo.

Entre muitas outras coisas, visto que na economia tudo está ligado. Mas são ciclos. Acho que chegamos ao fim do poço. Daqui a pouco estaremos em ascenção. A própria econômia se reequilibra. Lógico que o país precisa de uma boa gestão para retomar o crescimento o mais rápido possível.