6.05K  05/08/2016 15h35

O que acham? Eu já fui muito tímido e teve um usuário que já tinha comentado sobre isso aqui e que concordo um pouco. Ele diz que a timidez está diretamente ligado ao orgulho. E que mesmo depois de superarem a timidez ainda permanecem com um certo orgulho ainda. O que acham?

eles perguntam
12 11
elas respondem
05/08/2016 15h35
Acho que não. Sou tímida e nunca fui orgulhosa. Pelo contrário, sempre fui bobona até demais. rs
anônima
05/08/2016 15h28
Como a @Eva falou, pode por a caso a pessoa ser tímida e orgulhosa ao mesmo tempo, mas não tem relação entre si, apesar de apresentarem o mesmo comportamento, orgulho é não se aproximar porque achar que as pessoas tem que virem atrás de você, timidez é não se aproximar por vergonha. Assim, são motivos completamente distintos, apesar de apresentarem basicamente comportamentos parecidos.
05/08/2016 15h13
Pode ser orgulho, baixa auto estima... Disse que pode ser em alguns casos.
Acho que ser tímido não é necessariamente ser orgulhoso e sim reservado. Digo os tímidos não os em excesso( que precisa tratar)
anônima
16/07/2016 15h45
Acho que não tem ligação. Pessoas tímidas possuem uma personalidade mais introvertida e falam pouco ou menos por essa característica de se fechar mais nela mesma, não acho que tenha a ver com orgulho.
Eva
16/07/2016 19h06
Uma pessoa tímida e uma pessoa orgulhosa podem ter um mesmo comportamento, mas por motivos completamente diferentes
15/07/2016 22h20
Nossa @Nero, vc tá fazendo sombra pra alguém kkkkkkkk
Tem um anonimo ai incomodado com a sua super sempre querida presença aqui!!! Pelo menos é a minha voz e a da grande maioria *-*

Enfim... tbm não concordo com a ligação da timidez e do orgulho. Orgulho tem a ver com ego.... timidez tem a ver com dificuldade social e emocional.
anônima
15/07/2016 21h50
Discordo, acho q isso são casos isolados. Timidez geralmente está associada a um bloqueio q algumas pessoas desenvolvem principalmente no âmbito social e não ao fato da pessoa não gostar de "se diminuir" q é o caso do orgulho
anônima
16/07/2016 07h54
Sim,vou falar por mim,sou muito orgulhosa e tenho vergonha de pedir ajuda aos outros,isso é ruim até quando brigo não peço desculpas e fico sem falar com a pessoa por muito tempo como se ela não existisse,eu não queria ser assim.
15/07/2016 22h36
Acho que talvez um modo retraído de viver pode ser facilmente confundido com orgulho. Se bem que deve haver casos onde o tímido usa do orgulho como método de defesa...
anônima
05/08/2016 08h15
Não sei não sou psicóloga
anônima
05/08/2016 14h05
Eu sou tímida e um pouco orgulhosa
Então concordo com vc...
16/07/2016 18h56
@Nero
CONCORDO...Eu não sou TÍMIDA E VC?
O Psicólogo Antonio Carlos Alves de Araujo fez um texto sobre timidez
"O orgulho nada mais é (...) do que a crença exacerbada no individualismo, fazendo com que as pessoas lancem mão de todos os aparatos materiais ou psíquicos apenas com o intuito de evitar pedir auxílio a uma outra. (...) timidez-orgulho, pois um não vive sem o outro."

"O tímido não costuma ser apenas uma figura orgulhosa, mas sobretudo, egoísta, pois seu constante silêncio e omissão tem como meta apenas o receber e nunca a doação de si mesmo para a comunidade. O tímido insiste na derrota inicial ao invés de fracassos no decorrer de sua atuação social, o que faz do mesmo uma pessoa incrivelmente arrogante e ambiciosa, pois jamais convive com a idéia de que os outros sejam testemunhas de seus infortúnios. Sua recusa em viver esconde seu despreparo para qualquer tipo de perda"
eles respondem
05/08/2016 14h27
Acho que não. Embora exista pessoas tímidas orgulhosas, existem tímidas que provam ser as mais humildes. Acredito que orgulho e timidez são duas características sem ligação, que podem estar juntas ou não.
16/07/2016 13h05
Acho que não.
As vezes a pessoa que é muito tímida, parece ser orgulhosa, mas pode ser apenas um medo inconsciente de se expor, e demonstrar sentimentos.
anônimo
05/08/2016 01h35
Acho q tem ligação, eu sou os 2.
anônimo
05/08/2016 07h47
Eu acho que é justamente ao contrário. Tímidos se importam com a opinião dos outros, então tendem a serem mais abertos.
15/07/2016 22h43
O orgulho talvez possa ser usado como uma mascara pra timidez, por exemplo na hora de chegar numa mulher, é mais fácil se convencer de que é bom demais pra fazer isso e esperar alguma atitude dela, do que admitir que tem vergonha de ir falar com ela..
anônimo
15/07/2016 22h14
Não queira justificar sua arrogância usando como tese a timidez. Para que tá feio.
anônimo
15/07/2016 22h06
acho que não necessariamente.
anônimo
15/07/2016 23h02
normalmente orgulho e uma característica de inteligencia e de quem tem timidez faz quem e introvertido se focar mais em estudo e muitas vezes nao se deixar levar por conversa que para ele e inutil e isso para os outros e orgulho
anônimo
15/07/2016 22h42
Não, não tem nada a ver.
05/08/2016 04h53
Era muito tímido e já fui taxado de esnobe uma vez, diziam que eu não cumprimentava ninguém!.. eu fazia isso... ou não fazia por não me sentir nem um pouco a vontade com ambiente com bastante gente.
05/08/2016 08h08
Na maioria dos casos tem ligação sim, mas não vamos confundir orgulho com arrogância ou metidez..