Enquanto existir um grupo muito grande de políticos que são contra a privatização, isso sempre vai acontecer.
Sabe-se que os políticos são contra a privatização, pq as empresas públicas são cabides de emprego para apadrinhados e cabos eleitorais, além de serem uma forma de roubarem o patrimônio público. Quem ajudou na campanha política de algum candidato, tem um cargo garantido em alguma empresa pública, ganhando uma fortuna, caso esse candidato ganhe. São os tais cargos comissionados.
Sem as empresas públicas, muitas organizações criminosas que são chamados de "partidos políticos" nem existiriam. Essas organizações criminosas metem a mão, corrompem e são corrompidos, com o uso das empresas públicas.
Pesquise e veja o que aconteceu com as maiores empresas públicas do país, nos últimos 20 anos, e veja o rombo que algumas organizações criminosas deixaram. É por isso que essas mesmas organizações criminosas, vulgo "partidos políticos" são contra a privatização.
Em empresas privadas, isso já não acontece. Além do que, empregado com baixo rendimento, é demitido.
Por isso, quem é inteligente, defende o fim da maioria das empresas públicas.
E todo mundo sabe que os serviços oferecidos pela iniciativa privada é mil vezes melhor do que qualquer serviço ou produto oferecido pelo poder público.
A maioria desses altíssimos salários são os cargos de chefia por indicações políticas, não concursados.
Uma aberração.
Desde que vc não confunda a pessoa que ralou e estudou a vida toda pra entrar num cargo público ganhando seus justos 7.000 reais com esse tipo do topo da pirâmide, ok
Eu até me animei ao ver essa pergunta, mas Ideias Radicais é uma decadência. Apesar disso, vou ignorar que isso vem do Ideias Radicais; primeiramente, o que eu tenho a dizer é que o que faz com que isso ocorra primeiramente é um exército com blindados, caças, encouraçados, porta-aviões, metralhadoras e lança-chamas por traz de uma estrutura com grupos de interesse bem organizados contra uma população que ainda tem uma parte relevante de pessoas que já fica preocupada se você tem mais que um facão em casa.
Vamos, então, ser realistas: por que sustentamos esses funcionários com verbas mais gordas que outros países, como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul ou alguns países europeus? Bem, poderia começar pelo fato de que desde Getúlio Vargas, o Brasil entrou pela linha do nacional-desenvolvimentismo, que levou a uma estrutura do tamanho que temos hoje, agora é que talvez esteja ocorrendo alguma mudança, visto que nem os militares eram assim, isso ainda se soma ao fato de termos uma máfia partidária que impede qualquer projeto que seja diverso à mesma, com orientação nacional-desenvolvimentista, o que não ocorre nesses países mais desenvolvidos. Veja que o BNDES foi o grande centro de muitos escândalos no Brasil, dando origem a programas como o PAC, inclusive, e você vê que em menos de 2 anos, está sendo feito muito mais do que o PAC fez em 9 anos. Como foi feito um trabalho de 40 anos, tudo ainda está desenhado para reduzir a possibilidade de diminuir os custos da máquina pública, mas com o tempo, isso poderá chegar a mudar, alguns efeitos já ocorreram. Esses planos também fizeram a população do Brasil ficar mais pobre, com menos pessoas influentes que poderiam abrir empresas, rádios, jornais, lojas e outras coisas, e com menos poder para judicializar ou ter recursos para se defender, o que dificulta o processo, além de que existem pessoas que desde pequenas, já estão em escolas e depois em faculdades que também estão aparelhadas, por enquanto.