Estou fazendo e me questionando se vai valer a pena tanto esforço.

eles perguntam
2 7
elas respondem
19/07/2020 20h10
Só você pode saber se valerá a pena, principalmente, pelo valor da bolsa. Se você for fazer uma pesquisa em outro estado ou país, o valor da bolsa compensa? Porque pelas Teses e Dissertações que já li, foram pesquisas de campo em outros estados, precisaram alugar casas, pagar transporte, etc.
Veja o que é melhor para a sua carreira profissional e qual o seu interesse no doutorado, melhor dizendo, o que você espera alcançar com ele.
anônima
19/07/2020 19h50
em que área?
eles respondem
anônimo
19/07/2020 19h51
Só se você estiver com bolsa
19/07/2020 20h05
Compensa em dois casos: se você quer arrumar um trampo que o título de doutor conte ponto, tipo concurso, dar aula em faculdade particular...
O outro caso é quando você está disposto a se dedicar muito. Fazer doutorado meia boca não compensa. Entretanto, se você for bom e sua pesquisa for relevante para o mercado, você conseguirá um emprego muito bom na área.
19/07/2020 18h52
Vai sim, pode fazer.
19/07/2020 18h54
Vale sim, todo esforço será recompensado
19/07/2020 18h55
Depende da área de atuação e dos seus objetivos profissionais. Quer dar aula? Ser pesquisador? Trabalhar em uma empresa? Dependendo da área a escassez é tão grande que eles só não contratam aluno de graduação porque a lei não permite. Em outras áreas você pode ter doutorado e continuar sendo um mendigo.
anônimo
19/07/2020 19h50
Coloca na balança prós e contras.

Particularmente se não tiver muito dinheiro envolvido acho que não vale a pena.
19/07/2020 22h07
Pode virar professor de alguma boa universidade e ganhar belos salários.

Estará garantido para o resto da vida, pelo menos financeiramente.