É uma situação hipotética.

Uma cara passa a mentir para a namorada por coisas bobas do cotidiano (besteiras mesmo), ou um tanto mais sérias quando não quer assumir um vacilo que cometeu. Ela faz isso pq a namorada dele é um tanto sensível, se irrita/mágoa um tanto fácil. Ela tende a querer conversar sobre tudo na relação, discutir relação com frequência. Ele faz isso e ainda tende a fugir das conversas sérias (respostas vagas e monossílabicas, e deixa ela falando sozinha)

A atitude dele pode ser justificada pelo comportamento dela? Ou isso não tem nada a ver, e ele continua sendo responsável pelo próprio comportamento?

eles perguntam
2 7
elas respondem
20/07/2020 16h13
Não gosto de mentira, por menores que sejam, não concordo. Se vc falar a vdd e ela não souber lidar, é um sinal claro que a relação de vcs está fadada ao fracasso. Imagina se casar com alguém com quem vc não pode conversar e confiar ?
anônima
20/07/2020 13h36
Olha,eu já peguei algumas mentiras do meu namorado,em uma delas eu descobri que ele havia saído com os amigos em um fds que viajei e não me contou,ele disse que não me contou pq eu iria brigar com ele e provavelmente ele não iria com os amigos,entre outras mentiras que ele disse que contou pra não me magoar,eu realmente não sei,as vezes penso que ele mente ou esconde por eu ser um pouco "chata" com ele,eu realmente brigo muito com ele e eu estou mudando isso e quero ver se ele vai mudar mesmo,quero parar de cobrar ele o tanto que cobro e parar de brigar por bobeira,ele já me falou uma vez "ta vendo pq não te conto as coisas" (pq eu brigo toda vez).
Então acho que é um pouco "culpa" dos dois,os dois tem que mudar,e se um não mudar,tem que cair fora.
eles respondem
anônimo
20/07/2020 17h22
Só há um motivo para que exista a mentira: privar o outro de sua própria decisão, manipular a decisão alheia segundo as suas expectativas de resultado.

Ela é um porre? Manda ela para o inferno e segue a vida. Ou fala a verdade para ver se ela se enquadra ou te despacha.

Mente para ela? Vai se tornar refém, ela vai ser cada vez mais porre e no dia que a máscara cair vai ser pintado como moleque.

Para mim, é só um covarde de merda.
anônimo
20/07/2020 20h28
Ela cobra a perfeição e força discussões de relacionamento excessivamente enquanto ele teme estas DRs e se omite. Sinceramente, esse é talvez o exemplo mais comum de relação que existe, em que o homem não fala e deixa a mulher reclamando sozinha. Vocês são só um casal convencional, nada inédito.

Você disse que era hipotético, mas considerarei que você é o cara para fins de resposta.

Para melhorar isso, ela tem que deixar de ser chata. Ela tem que entender que DRs são necessárias, mas não devem ser abusadas, ou arruínam a relação, e que não tem direito de exercer controle sobre a sua vida: você faz o que quer quando quer se quiser; ela não manda em você. Você não jaz sob controle dela.

Além disso, ela precisa de autoestima para não ficar se doendo por qualquer coisa. Ela precisa aprender a relevar. Criança faz birra, adolescente é dramático, e adulto releva. Adulto não tem tempo nem disposição para tolices. Ela precisa apanhar da vida para deixar de ser infantil e aprender a ser adulta.

E você precisa se impor. Diga que não aceita ficar discutindo besteira e que ela precisa crescer e para de fazer tempestade em copo d'água. Fugir dessas discussões simplesmente não progride a relação, e temer ter que justamente discutir para dizer tudo isso a ela também não. Mas é perfeitamente compreensível o comportamento de se esquivar, de fugir e de pequenas mentiras, porque, se o defeito da relação é justamente ter discussões excessivamente, com que forças o cara vai começar mais uma? Você está desgastado, então não consegue conversar sobre isso.

A relação chegou a um ponto que só vai melhorar se um dos dois romper esse ciclo vicioso: você deve começar uma conversa ou terá que torcer para que ela se toque sozinha dos defeitos dela. Faz isso ou termina.
anônimo
20/07/2020 13h42
Exceto se vc for um mentiroso compulsivo, eu duvido que alguém goste de viver mentindo. Bem provável que isso esteja acontecendo pelo comportamento doentio dessa mina aí, mas isso não tira a tua culpa de não por limites nesta história.
anônimo
20/07/2020 14h50
Vou observar. Passei por isso
anônimo
20/07/2020 16h19
Traços de personalidades só existem cinco: esquizoide, oral, massoquista, psicopata e rigido e é mais em Terapia que Psicologia Aplicada ;) . Sinceramente não entendi sua pergunta . Desculpas !
anônimo
20/07/2020 17h24
Isso pode não quebra seu relacionamento de uma só vez, mas com toda certeza vai rachando.
anônimo
11/12/2020 15h53
Sim, trai minha esposa e a justificativa foi: porque sim