As mulheres representam 52% da população eleitora, no entanto, são menos de 15% dos parlamentares. Seguindo a lógica, essa representação política deveria ser mais ou menos parecida com a população.
Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/554554-baixa-representatividade-de-brasileiras-na-politica-se-reflete-na-camara/
Existe, inclusive, uma cota de 30% por partido para candidaturas femininas, mas isso não é suficiente para que sejam eleitas.
Na minha opinião, ninguém deve receber votos apenas por ser mulher, mas sim pelas suas ideias, no entanto, a questão que fica é: Não existem mulheres com ideias boas o suficiente para serem eleitas na mesma proporção dos homens?

elas perguntam
4 0
eles respondem
anônimo
21/07/2020 10h52
Geralmente as mulheres envolvidas com política tendem a ser mais liberais (em relação à aborto, sexualidade, entre outros dilemas sociais), e isso afasta a grande massa conservadora que costuma estar em maior número nas mulheres da sociedade, assim não fica viável a eleição de candidatas.
(Fora que mulher costuma ser acanhada, sempre fica com pé atrás em relação à mudanças)
21/07/2020 10h56
Não tenho um dado que comprove isso, mas tenho a impressão que elas se candidatam menos também, considerando que isso seja verdade, acredito que esse seja o fator principal que nos leva a essa menor representação. Isso sem contar que entre as que se candidatam, boa parte são "candidatas fantasmas" que não tem nem o próprio voto, ou tem pouquíssimos pois nem chegam a fazer campanha, estão alí apenas para cumprir os 30% do partido.