O rendimento médio de uma mulher no Brasil é de R$ 2.708 e o de um homem R$ 3.181 em 2017 (não achei uma pesquisa mais recente, mas já dá para ter um parâmetro), mais ou menos 20% de diferença. Obviamente muita gente ganha menos que isso, mas poucos que ganham muito puxam a média para cima também.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/diferenca-salarial-entre-homens-e-mulheres-diminuiu-de-2016-para-2017
Segundo outras pesquisas, há cursos em que há maioria feminina, como pedagogia, enfermagem e moda em que isso passa de 90% e têm remuneração média de R$ 2.200. Já cursos como engenharia mecânica tem presença masculina de mais de 90% e tem remuneração média de R$ 6.000.
Fonte: https://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/dia-das-professoras-nove-em-cada-dez-estudantes-de-pedagogia-sao-mulheres-e-maioria-faz-curso-a-distancia.ghtml
https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2018/05/17/50-das-meninas-acha-que-engenharia-e-uma-profissao-masculina-diz-unesco.htm

Logo, você acha que essa diferença se dá principalmente pela escolha da profissão? Ou por que muitos dizem que ainda há um preconceito em relação às mulheres?

elas perguntam
2 1
eles respondem
anônimo
21/07/2020 11h17
Homens costumam trabalhar com "coisas" (máquinas, ferramentas, equipamentos, eletrônicos, extrativismo entre outros nichos), incluso nisso está a mão de obra pesada e trabalhos perigosos, (Algo que possui participação nula/mínima de mulheres).
Mulheres costumam trabalhar com "vidas e conforto", sendo assim é normal encontrar muitas; enfermeiras, médicas, professoras, diaristas, babás.
Sendo assim o homem costuma ser encorajado a ser Engenheiro/ou um líder operacional, já a mulher é encorajada a ser Veterinária/Professora/Enfermeira, etc.

Quem naturalmente irá ganhar mais? Nessa perspectiva sobre a vida profissional.
21/07/2020 11h06
São alguns fatores, dentre os quais esse que citou, e também a diferença salarial entre os gêneros mesmo pra funções idênticas que exerçam no mercado de trabalho
elas respondem
21/07/2020 11h05
Eu não sei se meus pais são exceção, mas ambos trabalham como professores e recebem o mesmo salário.