Um coach é um charlatão que utiliza de palavras pomposas e encorajadoras para dizer o óbvio, e às vezes ignora o fato de que não há igualdade de condições e oportunidades; essa é minha opinião. Você concorda?
Eu particularmente odeio.
Os livros de auto ajuda, é quase uma fábula, conta histórias e relatos que derao certo, sem nenhuma base científica.
Utilizam se de uma"receita mágica", como se fosse extremamente fácil, reduzem as emoções e ignoram traumas.
A arte de meter o foda-se por exemplo, é um desserviço para a sociedade, trata a depressão como muita irresponsabilidade, credita que o depressivo vai melhorar, saindo e tomando uma cerveja. (Ridículo)
Nem mesmo os psicólogos com todas ferramentas e métodos conseguem sucesso em 100%, das suas consultas, isso é um retrato que o ser humano é extremamente subjetivo, cada pessoa é um mundo a parte.
Sem dizer, que a maioria desses escritores de auto ajuda, baseiam se em grandes pensadores, de forma rasa e supérflua, e ainda não dão o crédito a obras utilizadas de inspiração.
Minha opinião é, se você precisa de ajuda, procure um profissional capacitado.
E os coach, Ah! São apenas o "áudio book" dos livros de auto ajuda, mas em em nível mais elevado, utilizam se de técnicas de neurolinguística para dar ênfases nas suas receitas mágicas.
Olha, depende do pensamento de cada pessoa, mas, para mim acho bobagem isso de acreditar que um livro possa te ajudar! Cada ser humano e bom o bastante para tomar decisões e mudar a própria vida, mas muitos aceitam as derrotas ou não tentam se erguer sozinhos, são dependentes!