Quando um candidato a um cargo político expõe suas ideias sobre diversos temas, você consegue esmiuçar aquelas ideias e analisá-las de maneira racional, vendo o que tem de verdade, de mentira, de razoável, de ilógico... ou você não tem conhecimento suficiente para tal e prefere escolher aquele cujo discurso está de acordo com seus sentimentos e com a opinião pública?

eles perguntam
6 13
elas respondem
28/07/2020 18h58
Me sinto totalmente capaz de anular.
anônima
28/07/2020 19h55
Mais do que isso. Eu me considero capaz de compreender a influência que o poder econômico exerce sobre as eleições dentro dessa democracia liberal burguesa em que a gente vive. Nossos representantes não nos representam, de fato, representam os interesses privados de quem financia as campanhas eleitorais deles. E esses interesses são bem diferentes dos nossos. É como se eles já se elegessem com uma dívida, e é óbvio que essa dívida vai ser paga com dinheiro público.

Daí a importância de uma reforma política, porque a verdadeira democracia vai muito além de votar em alguém de 2 em 2 anos. Envolve plebiscitos, assembleias, referendos e participação popular. Uma realidade ainda meio distante para nós.

Até lá, a gente vai fazendo o que você disse: tentando esmiuçar as ideias dos candidatos, em busca de identificar qual deles seria o mal menor. Em 2018, falhamos miseravelmente nessa tarefa e acabamos elegendo isso aí que a gente tem agora.
29/07/2020 12h49
Li o plano de governo de cada candidato a presidencia. Lá eles são obrigados a responder uma serie de perguntas do tipo "quais a propostas para a educação?" No do Bolsonaro vinha escrito assim "melhorar a educação no país" kkkkkk quem leu o plano de governo desse cara não votou nele. Esse é o problema, galera não lê.
28/07/2020 19h05
Não. Sou muito cética em relação à política. Não consigo ver verdade em nada do que eles dizem sobre suas ideias e idealizações pro futuro.
O que eu costumo fazer, pelo menos, é verificar o passado do candidato e, a partir daí, tentar definir algo sobre ele.

Mas sendo bem sincera, não gosto de me envolver e discutir política. Faço por obrigação mesmo.
29/07/2020 02h09
Não sou capaz de opinar...
28/07/2020 20h56
Olha, se fosse possível eu não votaria. Sei que é um direito meu, e que houve muita luta para a mulher conseguir o direito ao voto, mas em tempos de eleição eu sou bem egocêntrica. Penso nos meus benefícios e não no todo. Só cheguei a votar duas vezes, uma para prefeito e outra para presidente. E, hoje, percebo que fiz escolhas ruins, quem eu desacreditei está fazendo um belo serviço na cidade, desde o início do mandato está demonstrado ser um bom administrador, porque todos os prefeitos deixavam obras inacabadas ou era um reformar de escolas sem fim.
eles respondem
anônimo
28/07/2020 19h05
Capaz de matar todos políticos. Bandidos desgraçados.
28/07/2020 19h08
Se dependesse de mim eu nem votaria. Para mim voto tem q deixar de ser obrigatório. Mas geralmente para presidente voto com base na ideologia do candidato, pois da pra perceber como será o governo. Para governador eu avalio as propostas e o governo anterior. Enquanto para parlamentares eu confesso que nem sei pra quem votei na eleição passada.
29/07/2020 02h11
Leio as propostas que por eles são registradas e reconhecido firma no TSE, e se não for Político reeleito; vejo a melhor escolha
anônimo
28/07/2020 19h06
Última eleição eu baixei o plano de governo de alguns candidatos (inclusive aqueles que eu não votaria) e procurei me ater aos pontos que achava importante e fazer o comparativo entre eles. Fui atrás de explicações, formas de proceder para que tais objetivos fossem atingidos e procurei conversar com amigos formados naquela área em específico ou que viviam mais de perto aquela realidade para ver se não estava com uma visão aquém, bem como procurei ver quais propostas eram realmente possíveis dado o ordenamento jurídico e quais balelas (dentre os pontos que considerei fundamentais). O que me levou até a ter um pé atrás em dois pontos do plano de governo que votei, mas que era aquele que mais se aproximava da minha visão de mundo. Olhei também o histórico, as polêmicas envolvendo possíveis candidatos
anônimo
28/07/2020 20h58
Sinceramente prefiro pagar os 3,50 de multa
anônimo
28/07/2020 22h29
Não.
Por isso não voto.
O motivo é por não estar morando no Brasil.
Pra começar não concordo com voto obrigatório.
Pior ainda para brasileiros que morem fora do país, exceto quem estiver em trabalho temporário.
Por mais que seja possível se informar instantaneamente sobre o país, não estar presente, tira completamente a percepção de realidade.
anônimo
28/07/2020 19h11
Não, tanto que votei e votaria de novo no Bolsonaro, isso me prova que eu não sou capaz
anônimo
28/07/2020 20h02
Não me sinto capaz, portanto, voto nulo.
29/07/2020 12h46
Tento sim manter uma racionalidade. Nem sempre é fácil... Problema é que eu acho que tem candidatos que me parecem bem ruins que mais vale votar em um para que aqueles específico não esteja no poder... Embora me questione sobre isso msm
Um amigo muito inteligente que eu conheço se não faz a devida pesquisa pra eleição ele anula. Diz que não tinha informações e que seu voto errado poderia ser pior que deixar a maioria decidir...
Entendo oq ele fala... mas acho que a coisa tá feia que é melhor votar msm na incerteza...
Como já apontado por outras pessoas...
Todo modelo político tá foda
anônimo
28/07/2020 22h44
Se eu conhecesse o coração de tais candidatos tivesse a capacidade de ler a mente deles e uma máquina para viajar para o futuro para ver se eles iriam se corromper. Aí eu lhe diria meu amigo. Eu teria total capacidade de votar de forma consciente.
28/07/2020 22h39
Eu sou capaz de votar porque pesquiso sobre o candidato antes, eu descubro o que ele fez de bom ou mau na vida política, depois leio o plano de governo dele, suas propostas, e aí eu decido. Não sou como aqueles que pega santinho aleatório na rua, gente burra da porra sô!
anônimo
28/07/2020 19h18
Quase ninguém sabe escolher bem quando se trata de voto. O que dá pra fazer é estudar bem, impor algum critério pra escolha, e definir o candidato. Fora disso, não existe muito o que se possa fazer. Anyway, democracia representativa é um erro. E talvez a própria democracia seja.
anônimo
28/07/2020 19h00
Não dou a minima pra política