Na maioria dos casos, não passa de uma válvula de escape. Cheio de problemas, entre eles: família desestruturada, falta de perspectiva e um lazer que encontram no caos que vivem, esse caos que vivem depende de cada jovem. É necessário conversar com esses jovens para ter uma idéia do que se passa na mente deles. As drogas se tornam o lazer desses jovens, onde aquele dado momento onde eles ficam chapados é um alívio para as dores, angústias, revoltas e etc dos mesmos. E jovens buscam a bebida por esse motivo também.
Em poucos casos, utilizam as drogas como apenas uma diversão e uma forma para sustentar a família, aí entra algumas pessoas que entram para o tráfico na adolescência.
E observo que meninos e meninas de classe média e alta vão para as drogas por pura diversão, ficar chapado(a) enquanto os pais trabalham e sustentam os mesmos. E aliás, existe algumas meninas de classe média que ficam com Zé droguinhas por pura diversão. Maior adrenalina e perigo, estão saindo e ficando com aqueles que os pais não aceitam e permitam que a filha fique. Nada mais divertido para uma menina do que isso, né?