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196  30/07/2020 19h28

Falo isso por experiência na própria. Na escola sempre fui responsável, fazia todas as atividades e trabalhos que os professores me pediam. Já nas empresas eu sempre fui de chegar atrasado, falar coisas absurdas, meu primeiro emprego então, nossa... Respondia coordenadores, gestores, mas isso tudo era fruto de uma insegurança muito forte, não queria passar uma visão de trouxa pra ninguém, mas mesmo assim, eu fui muito radical, eu quis ser o que eu nunca fui: "Impulsivo". Não consigo entender como eu pude ter sido tão cara de pau e irresponsável nos meus empregos e na escola eu era praticamente um santo. Nem eu me entendo!

O normal é acontecer o contrário. Ser malandro na escola e responsável no emprego. Existe alguma explicação para isso?

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eles perguntam
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elas respondem
anônima
anônima
30/07/2020 18h54
Acho que tu quis passar uma impressão que não era da tua "essência", tu quis ser o massa do negócio mas acabou escolhendo as atitudes erradas.
eles respondem
30/07/2020 18h51
Sempre fui responsável independente do lugar. Não acho essa atitude normal
30/07/2020 18h58
Talvez vc queira ter se libertado do bom comportamento nos estudos e ai foi irresponsável no trabalho...
Algo mais freudiano
30/07/2020 19h28
As pessoas têm a falsa impressão de que estudar vai torná-las mais inteligentes ou prepará-las para o mundo profissional. Nada poderia estar mais distante.

A formação nada mais é do que o direcionamento da sua inteligência a um campo de estudo específico. A sua inteligência já existe antes de você frequentar a escola ou a universidade. Ela não se manifesta apenas no boletim escolar, mas na sua capacidade de se comunicar, de se relacionar, na sua filosofia de vida, até em presidiários que, inteligentemente, criam armas com escovas de dentes e cadeiras de rodas para fazer rebelião na cadeia.

Sempre fui muito cético dos alunos fissurados em tirar as melhores notas na escola. Eles simplesmente se especializaram em resolver provas, mas ignoraram outros aspectos da realidade muito mais importantes. Ignoraram que, embora eles possam fazer as provas por conta própria, outros alunos vão colar. Ignoraram que frequentemente os laços de amizade entre professor e aluno são mais importantes do que o desempenho acadêmico. E frequentemente ignoram o mundo inteiro que os cerca.

E esse é o problema. A inteligência se manifesta na percepção das relações humanas, em saber quem se pode desafiar e enfrentar e quem não se pode. Em saber quais os limites da sua ação no trabalho. Eu me lembro na universidade de alunos indo assistir as aulas na primeira semana, mesmo depois de, nos semestres anteriores, testemunharem o quanto isso era completamente inútil. Não havia ainda lista de chamada, o professor somente dava algumas instruções gerais sobre como acessar os recursos da disciplina, coisa que poderiam obter nas semanas seguintes conversando com outros colegas, isso quando o professor não adiava o início das aulas para a semana seguinte. Eu diria que inteligente, nesse caso, foi quem ficou em casa e investiu o tempo em aprender outras coisas verdadeiramente úteis.

Teve semestre que eu nem aparecia nas aulas. O colega assinava a chamada, eu fazia os trabalhos e aparecia nas provas.
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