eles respondem
Sempre dei todo meu salário pra minha mãe, pq ela sabe com oq gastar
Morar no Brasil é uma tristeza.
Só esse mês eu gastei mais de 700 reais com bobagens, tipo no MacDonald's e comprei uns periféricos para o meu PC.
Você vai jogando no cartão e quando olha leva aquele susto. Nem comprei tanta coisa assim, só coisinha boba aqui e acolá.
Fico pensando quem tem 2 ou 3 filhos para criar com um salário mínimo, deve ser triste, e ainda tem gente que defende esse sistema brasileiro porco.
Sou um tanto quanto obcecado por finanças pessoais. Faço controle em uma planilha que eu criei no Google Sheets.
No quesito administração de dinheiro, separo 33% de tudo que ganho para investir (50% em ações, 30% em fundos imobiliários e 20% no exterior).
Outros 33% são para gastos obrigatórios (alimentação, IPVA, combustível, internet, etc.) e o restante é para gastar a vontade (viajar, comprar roupas, sair, etc.).
Pesquisei umas dicas divertidas de como juntar dinheiro, caso tenha interesse me chame no PV.
Com o pensamento de: " Nao posso fazer divida" ou "Tenho coisa importante pra gastar como obrigacoes".
Durante o mês anoto os gastos e compras, no final somo e vejo se passei do limite em algum dos dois.
Demorou muito para alcançarmos um método funcional aqui em casa, mas hoje ele dá certo.
1. Eu agendo os pagamentos de todas as contas para o dia que chega o dinheiro em conta, então, quando ele chega, já estão todas pagas, o que significa que o valor disponível para ser gasto durante o mês já vem para a minha mão deduzido das contas. Outros gastos que não podem ter seu pagamento agendado são transferidos nesse momento, e eu também saco o dinheiro que será preciso para alguns outros e reservo em envelopes especiais, com fins específicos nesse momento. Isso evita se endividar.
2. Eu separo o resto que sobrou para ser gasto em semanas. Não deixo em conta senão a pessoa perde o controle. Guardo em 4 envelopes datados. Só é possível abrir um envelope depois que o dia específico dele chegar, quando a semana dele começará. Eu faço compras semanalmente com esse dinheiro. Isso evita aquele perrengue de fim de mês.
3. Uma quinta parte é separada desde o início para ser distribuída entre minha esposa e eu, assim temos um dinheiro de emergências (se precisar comer em um lugar, sair ou comprar um presente). Uma coisa péssima para o relacionamento é ter uma pessoa vigiando os gastos da outra. Não passamos por isso mais. Isso evita que um fique controlando os gastos do outro.
Nunca trabalhei nessa vida :)
Deixo a vida me levar que nem diz o Zeca Pagodinho kkkkkk
elas respondem
Eu tenho metas.
Tipo...qnd eu fazia estágio eu n tinha quarto kkk,montei meu quarto e banheiro inteiro com o dinheiro q eu recebia na época.
Eu n me controlo,p ser sincera. Eu só vejo oq eu quero.
Tipo ...agr eu sei q tenho q reformar o banheiro de mamãe e guardar mais dinheiro para o futuro,ai eu pego e faço isso. É melhor colocar oq vc quer...pq ai mais fácil juntar. Agr se controlar por se controlar,sem motivo..eu n sei fazer isso.
N tenho caderno mensal,nd,pq sou louca e saio gastando qnd tô afim.
Mesmo morando na casa de pais bons é bom juntar dinheiro pra morar sozinha, pq pode ser que na casa alugada vc seja despedida e como vai pagar aluguel né?
Veja o canal "Me poupe", "Primo Rico", eles dão dicas disso.
Eu tenho 3,75 q tem q durar até o final do ano q vem
Temos metas de gastos, por exemplo: destinamos uma porcentagem para a alimentação, uma porcentagem para diversão. Colocamos todos os gastos numa planilha.
Todo mês destinamos uma parte para nossa economia.
O que importa é vc ser firme nas suas metas, são elas que farão sobrar dinheiro na conta. Controlar o ego, pra não se exceder em gastos bobos.
Cuidar da grana exige muito controle. Aqui em casa somos 04, dois adultos e 02 crianças.
o app do nubank me ajuda muito a acompanhar tudo que eu gasto pq as compras ficam registradas individualmente e é só abrir o app e ver.
Gosto de fazer esse controle num caderninho.
Anoto as despesas mensais, nisso já coloco a previsão de gasto com cartão de crédito - esse faz a diferença positivamente ou negativamente no orçamento - pois tenho um limite máximo que estipulei e só gasto até esse valor.
Anoto também a receita e qualquer investimento que vá fazer. Isso devia ser um hábito, mas infelizmente nós brasileiros temos a mania de às vezes gastar tudo o que ganhamos ou até mais.
Sabe aquela máxima "dinheiro na mão é vendaval"?
Pois é, é importante ao pegar seus vencimentos, já direcionar logo o valor do investimento, porque se levar para casa, acontecem mil coisas para te fazer gastar. ^-^