Bom domingo à todos!
Eu trabalhei como estagiária por 2 anos e não juntei nem um tostão, queria dicas de como vocês fazem para controlar o dinheiro que recebem.
Sei que há uma diferença de quando se tem família e quando se é solteiro, então se puder mencionar esse detalhe será importante para mim.

elas perguntam
11 6
eles respondem
anônimo
02/08/2020 08h51
Sempre dei todo meu salário pra minha mãe, pq ela sabe com oq gastar
02/08/2020 16h42
Morar no Brasil é uma tristeza.

Só esse mês eu gastei mais de 700 reais com bobagens, tipo no MacDonald's e comprei uns periféricos para o meu PC.

Você vai jogando no cartão e quando olha leva aquele susto. Nem comprei tanta coisa assim, só coisinha boba aqui e acolá.

Fico pensando quem tem 2 ou 3 filhos para criar com um salário mínimo, deve ser triste, e ainda tem gente que defende esse sistema brasileiro porco.
anônimo
29/08/2020 20h39
Sou um tanto quanto obcecado por finanças pessoais. Faço controle em uma planilha que eu criei no Google Sheets.

No quesito administração de dinheiro, separo 33% de tudo que ganho para investir (50% em ações, 30% em fundos imobiliários e 20% no exterior).

Outros 33% são para gastos obrigatórios (alimentação, IPVA, combustível, internet, etc.) e o restante é para gastar a vontade (viajar, comprar roupas, sair, etc.).
29/08/2020 20h36
Pesquisei umas dicas divertidas de como juntar dinheiro, caso tenha interesse me chame no PV.
anônimo
29/08/2020 20h27
Vixi, eu tento...
anônimo
29/08/2020 20h26
Com o pensamento de: " Nao posso fazer divida" ou "Tenho coisa importante pra gastar como obrigacoes".
anônimo
02/08/2020 17h40
Durante o mês anoto os gastos e compras, no final somo e vejo se passei do limite em algum dos dois.
anônimo
02/08/2020 16h43
Nem controlo.
anônimo
02/08/2020 09h29
Demorou muito para alcançarmos um método funcional aqui em casa, mas hoje ele dá certo.

1. Eu agendo os pagamentos de todas as contas para o dia que chega o dinheiro em conta, então, quando ele chega, já estão todas pagas, o que significa que o valor disponível para ser gasto durante o mês já vem para a minha mão deduzido das contas. Outros gastos que não podem ter seu pagamento agendado são transferidos nesse momento, e eu também saco o dinheiro que será preciso para alguns outros e reservo em envelopes especiais, com fins específicos nesse momento. Isso evita se endividar.

2. Eu separo o resto que sobrou para ser gasto em semanas. Não deixo em conta senão a pessoa perde o controle. Guardo em 4 envelopes datados. Só é possível abrir um envelope depois que o dia específico dele chegar, quando a semana dele começará. Eu faço compras semanalmente com esse dinheiro. Isso evita aquele perrengue de fim de mês.

3. Uma quinta parte é separada desde o início para ser distribuída entre minha esposa e eu, assim temos um dinheiro de emergências (se precisar comer em um lugar, sair ou comprar um presente). Uma coisa péssima para o relacionamento é ter uma pessoa vigiando os gastos da outra. Não passamos por isso mais. Isso evita que um fique controlando os gastos do outro.
02/08/2020 09h16
Nunca trabalhei nessa vida :)
anônimo
02/08/2020 08h55
Deixo a vida me levar que nem diz o Zeca Pagodinho kkkkkk
elas respondem
02/08/2020 16h47
Eu tenho metas.
Tipo...qnd eu fazia estágio eu n tinha quarto kkk,montei meu quarto e banheiro inteiro com o dinheiro q eu recebia na época.

Eu n me controlo,p ser sincera. Eu só vejo oq eu quero.
Tipo ...agr eu sei q tenho q reformar o banheiro de mamãe e guardar mais dinheiro para o futuro,ai eu pego e faço isso. É melhor colocar oq vc quer...pq ai mais fácil juntar. Agr se controlar por se controlar,sem motivo..eu n sei fazer isso.

N tenho caderno mensal,nd,pq sou louca e saio gastando qnd tô afim.
02/08/2020 17h42
Mesmo morando na casa de pais bons é bom juntar dinheiro pra morar sozinha, pq pode ser que na casa alugada vc seja despedida e como vai pagar aluguel né?

Veja o canal "Me poupe", "Primo Rico", eles dão dicas disso.
02/08/2020 17h34
Eu tenho 3,75 q tem q durar até o final do ano q vem
02/08/2020 17h31
Temos metas de gastos, por exemplo: destinamos uma porcentagem para a alimentação, uma porcentagem para diversão. Colocamos todos os gastos numa planilha.
Todo mês destinamos uma parte para nossa economia.

O que importa é vc ser firme nas suas metas, são elas que farão sobrar dinheiro na conta. Controlar o ego, pra não se exceder em gastos bobos.

Cuidar da grana exige muito controle. Aqui em casa somos 04, dois adultos e 02 crianças.
02/08/2020 16h44
o app do nubank me ajuda muito a acompanhar tudo que eu gasto pq as compras ficam registradas individualmente e é só abrir o app e ver.
02/08/2020 09h01
Gosto de fazer esse controle num caderninho.
Anoto as despesas mensais, nisso já coloco a previsão de gasto com cartão de crédito - esse faz a diferença positivamente ou negativamente no orçamento - pois tenho um limite máximo que estipulei e só gasto até esse valor.

Anoto também a receita e qualquer investimento que vá fazer. Isso devia ser um hábito, mas infelizmente nós brasileiros temos a mania de às vezes gastar tudo o que ganhamos ou até mais.

Sabe aquela máxima "dinheiro na mão é vendaval"?
Pois é, é importante ao pegar seus vencimentos, já direcionar logo o valor do investimento, porque se levar para casa, acontecem mil coisas para te fazer gastar. ^-^