É melhor eu esconder meu transtorno de todos, até namorados?
Tenho medo de espantar as pessoas.

Está controlado com medicação, mas pode piorar, claro. A medicação pode não controlar algum dia e eu talvez tenha que trocar.

Eu fui diagnosticada com TRANSTORNO BIPOLAR e quase fui internada. Não fui pois fugi e me neguei. Me escondi, ninguém me achou. Eu quase não tenho depressão, só "mania" mesmo, fico muito agitada e eufórica, não durmo, viro noites trabalhando e estudando.

Eu tenho traços de personalidade narcisista bem fortes.

Eu também tenho despersonalização e desrealização, parece que estou sonhando o tempo todo e quando me olho no espelho não parece que sou eu. Mas eu sei que sou, óbvio, é só uma sensação. kkkk
Estou investigando epilepsia para ver se é essa a causa disso. Mas não tenho convulsões, não fico me batendo nem nada.

E então? É melhor esconder de tudo e todos?

elas perguntam
31 10
eles respondem
anônimo
02/08/2020 16h30
Já assistiu a Game of Thrones?
Na primeira temporada há uma cena em que Tyrion (anão) está conversando com Jon (bastardo). Jon tem problemas em aceitar sua condição de nascença. Tyrion diz:
"Vista isso como sua carapaça. Em vez de ser sua fraqueza, isso deve ser sua força."

Acho que você deve deixar claro para seus amigos, assim você não terá com o que se preocupar. Deixe seus transtornos, em vez de serem sua fraqueza, serem sua força.
anônimo
02/08/2020 15h39
De transtornado já basta eu, não me relacionaria não.
anônimo
02/08/2020 16h33
Eu não namoraria. Povavelmente tem muitos que não ligam pra isso, é interessante você contar quanto tiver uma certa confiança.
anônimo
02/08/2020 16h22
Sim, namoraria. E não, vc deve contar no momento certo
anônimo
15/08/2020 12h11
eu não teria vergonha, mas deixaria pra contar depois de um certo tempo de namoro,aonde q a pessoa ja esteja gostando de mim e não saia correndo.
na verdade foi assim q eu sempre fiz, só falo dos meus problemas depois de um tempo, e sempre deu certo
anônimo
03/08/2020 11h33
Não namoraria.

Tenho uma sobrinha de 19 anos, com esquizofrenia, bipolaridade e depressão.
Trata a base de remédios, mas de vez em quando tem algum surto, e fica extremamente agressiva.

Já tentou até se matar.

Ela é relativamente bonita, e troca de namorados como quem troca de roupas.

Os namorados dela se apaixonam por ela, ela é loira, olhos verdes, bem atraente.
Só que devido a doença, ela não consegue estabelecer nenhum vínculo afetivo ou sentimental com nenhum deles. Algum mecanismo do cérebro dela, não permite que ela se apegue a ninguém.

Ela é manipuladora e dissimulada, e quem não conhece, se atrae por ela.

Só que passado algumas semanas, ela já enjoa do namorado, passa a maltratar e evitar. Até que termina e sai em busca de outro.
Ano passado, teve uns 8 namorados. Esse ano, já está no quarto.

De dois anos pra cá, passou a frequentar uma igreja evangélica e agora tem "esquizofrenia religiosa".
Se auto-intitulou missionária, que recebeu um "chamado da cruz", e vive postando no Facebook que vê Deus, que conversa com ele, que ouve vozes do Espírito Santo, que tem revelações, entre outras coisas. Ou seja, só piorou ainda mais ela indo pra igreja.

Enfim, se eu sei que a pessoa tem todos esses problemas, não dá pra ter nada sério.
anônimo
03/08/2020 11h49
Eu sou surdo de um ouvido que eu pudesse esconder meu problema mas meu aparelho auditivo não nega , um jovem de 20 anos com um aparelho de ´´idoso´´ , ja sofri preconceito por isso kkkkkk. Vc deve esconder sim seus problemas , muitos não vão te entender , vão te criticar , te isolar e te chama de coitada.
Cada um tem seu problema .
anônimo
02/08/2020 16h06
Sempre conte sua condição antes de se relacionar com alguém. Assim você vai está assegurando que vai ficar com uma pessoa que sabe dos seus problemas, mas mesmo assim decidiu enfrentar.
anônimo
02/08/2020 15h50
Eu ja tive uma amiga esquizofrênica, ela sempre queria esta mais certa que eu, ela terminou a amizade do nada por causa de uma discussão. E melhor você dizer para ele sabe
anônimo
02/08/2020 15h49
Minha ex tinha tudo isso, ela fazia acompanhamento psiquiatra e psicólogo. Ela me contou desde o início e eu aceitei. Ela era uma boa pessoa, porém essa semana terminamos por iniciativa dela.

Na vdd ela tinha bordieline.
02/08/2020 17h04
Tenho uma pessoa na família com transtorno bipolar e acho horrível, não conseguiria namorar.

A instabilidade dessas pessoas é muito irritante, mesmo controlado, chega uma hora que o remédio não faz mais o efeito que costumava fazer de começo.
anônimo
02/08/2020 16h05
Sim, seria divertido e ao mesmo tempo perigoso. (Visto que possuo uma condição semelhante a tua)
anônimo
02/08/2020 17h11
Tipo a vagalumia? Nunca!
anônimo
03/08/2020 10h12
É melhor contar!

Gostamos de alguém "porque", amamos alguém "apesar de".
03/08/2020 11h22
acho que não
anônimo
03/08/2020 11h27
De boa, tb tenho minhas complicações
08/04/2021 23h00
sim,mas ela tem q deixar tudo claro...
anônimo
03/08/2020 11h30
Namoraria sim, pq não
03/08/2020 11h33
Eu namorei uma moça que tinha problemas também mas escondeu até o momento em que o relacionamento estava tão mal que ao invés de ajudar, foi a gota d'água. Acabou, e foi bem ruim para nós dois. Se ela tivesse aberto o jogo antes eu tivesse encarado de outra maneira.
anônimo
02/08/2020 17h13
olha, conheço uma experiência parecida. é uma pessoa próxima. bom, primeiro você tem que aceitar que tem essa doença e aceitar fazer o tratamento. um namorado iria te cobrar isso. agora quanto ao seu segredo, você não deve falar pras pessoas no inicio. todas as vezes que você for conhecer as pessoas e falar pra elas que tem um transtorno, elas vão te chamar de louca ou vão se afastar. Com a pessoa que eu conheço, ela fala depois de um tempo de relacionamento ou deixa as pessoa descobrir através dos sintomas que ela vai sentir em alguns momentos. Assim a bomba estora na mão das pessoas. porque se você fica dizendo toda vez no inicio da relação, as pessoas vão se afastar de você sem deixar você se explicar.
anônimo
02/08/2020 17h12
Provavelmente eu não namoraria.

Edit: Uma hora vc não vai mais conseguir esconder. Melhor ser sincera.
02/08/2020 17h10
Por curiosidade , nas crises vc fica agressiva com vontade de matar alguém ?
02/08/2020 16h45
Não sei
anônimo
02/08/2020 16h28
Vou nem falar nada kkk Já sabe minha opinião.
anônimo
02/08/2020 16h06
Não
02/08/2020 15h57
olha com tantas caracteristicas ai eu n namoraria, pois acho que eu iria é piorar a situação por n saber lidar com isso. Mas n é melhor vc esconder, pelo contrario tem que falar até mesmo antes de realmente começar a namorar, pra ver como a pessoa reage a isso, as vezes eles n sabem lidar com isso e vai é fazer mal pra vc
anônimo
02/08/2020 15h55
Cara, eu tenho uma borderline e duas bipolares no currículo. Se me arrependi de me relacionar com elas? Nem por um minuto, as três eram fantásticas, inteligencia muito acima da média.

Vou ser honesto com você, é um tradeoff. Pra compensar entrar em uma relação onde a pessoa sabe que terá problemas, tu precisa valer a pena. Se tu usa a sua fase maníaca para o "bem", estudar e trabalhar, é um bom atenuante.

Os traços narcisistas tendem a te transformar em má pessoa: egoísta, cruel, mentirosa/manipuladora. Tem que ver isso direitinho. Tu precisa se ajudar e ajudar teu eventual parceiro quanto a isso.

"despersonalização e desrealização"

Essa parte aqui assusta. Indica que a coisa tá além do "esperado", ou a medicação/tratamento não está sendo eficiente ou, ainda, há algo ainda não diagnosticado (errado, talvez). Porém, ainda dentro do que te disse, o que você oferece?

No mais, ninguem consegue esconder esse comportamento por mais que alguns dias ou semanas. Se quer algo sério, abra o jogo no início do relacionamento, com alguns dias ou semanas, a pessoa já vai ter uma idéia do que esperar e, se gostar de você, vai tentar te ajudar. Se ele estiver preparado para relevar alguns comportamentos e contornar situações as quais tu não tem muito controle, pode ser que dê certo.

Boa sorte.
anônimo
02/08/2020 15h48
De namorado acho q não tem necessidade... aliás é namorado não? Um confia no outro

Recomendo esconder de amigos ( os menos próximos), tem muita gente que vai deixar até de conversar com vc quando saber disso (acontece meio que inconscientemente na pessoa, ela acha q por vc ter isso é melhor deixar lá sozinha e não incomodar... pelo menos foi assim que aconteceu quando meus amigos souberam que eu tinha depressão)
02/08/2020 15h47
Vc é um caso interessante em... Esconder não me parece uma boa, mas diga aos poucos
anônimo
02/08/2020 15h42
Eu tenho depressão, ansiedade, Asperger, e provavelmente mais uma penca de bagulho ainda não diagnosticado. Não estou em posição de escolher.
Mas...
Apesar de que ter ou não borderline não é uma escolha, é um distúrbio MUITO difícil de se lidar. Quem porta precisa de um controle maestro pra não cansar quem rodeia. Isso é muito complicado mesmo, então te desejo sorte.
02/08/2020 15h40
Sim, meu irmão tem isso tb, sei lidar com isso
elas respondem
anônima
03/08/2020 01h39
Não tem como esconder isso.
anônima
03/08/2020 11h25
Essas pessoas doentes sempre acabam deixando o parceiro doente tbm, eu sendo homem não namoraria.
03/08/2020 11h32
No momento certo vc precisa falar sim pq o outro tem o direito de saber com quem ele está se relacionando sim. E outra quando seus surtos começarem ele vai achar que tu é louca e vai correr. portanto uma conversa aberta é sempre a melhor opção. Se cuide!
anônima
08/04/2021 22h59
Fui diagnosticada como bipolar também
anônima
08/04/2021 23h11
Não namoraria
anônima
08/04/2021 23h03
Eu cprreria para as colinas. De problemática já basta eu.
03/08/2020 12h01
Não, já basta ter que lidar com os loucos da família, isso me traumatizou. Mas já estou melhor. Não é possível que o remédio perca o efeito ao longo dos anos, senhor. Esses remédios são super fortes, tem efeitos colaterais. Tenho pessoas próximas na família com esquizofrenia que tomam remédio a anos, não podem parar, e uma delas tem epilepsia também, e tem uma outra tia , tem todo um histórico familiar. É foda, espero não ficar assim um dia, o fator genético é forte. Esse tipo de pessoa é capaz de despertar seu lado mais humano, te ensinam muito, é muito delicado lidar com gente assim. Eu preferiria não namorar. É possível ama-los mas com muita inteligência, persistência, tem que se adaptar as situações que a doença propícia, fazer o tratamento, terapia, outras atividades, outros problemas e ignorância só pioram as condições.
anônima
02/08/2020 16h12
Eu tenho anorexia. Eu falo disso abertamente aqui pq ninguém nesse site vai me conhecer pessoalmente algum dia. Mas não falo disso com quem convive comigo. Quem convive muito próximo a mim até percebe mas eu nego até a morte. Só minha mãe e minha madrasta sabem do diagnóstico médico
02/08/2020 15h54
Eu contaria dps de certo tempo, dependendo do nível do intimidade. Não sei se namoraria pq fudida da cabeça já basta eu
02/08/2020 15h48
dcp se vc achar meio grosseiro.... mas eu me interesso muito por pessoas com desrealização e despersonalização... pode cvs cmg no pv? se vc quiser.

a e claro... esconda de pessoas conhecidas como amigos e colegas ou qualquer coisa do tipo, eles podem exagerar e criam coisas que mds... acho que namorado só fala quando vc estiver achando que dá para confiar na pessoa e ja passaram um bom tempo junto...