O gramático paulista Napoleão Mendes de Almeida foi o maior dos filólogos brasileiros:

"Conhecer a língua portuguesa não é privilégio de gramáticos, senão dever do brasileiro que preza sua nacionalidade. É erro de consequências imprevisíveis acreditar que só os escritores profissionais têm a obrigação de saber escrever. Saber escrever a própria língua faz parte dos deveres cívicos. A língua é a mais viva expres­são da nacionalidade. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que a exprime e representa, o idioma pátrio?"

Hoje só o que vejo na escrita e nas redes sociais e no vocabulário elementar das ruas são erros de comunicação, de vocábulos tão terríveis, tão absurdos, que percebe-se que a pessoa sequer leu dois ou três livros na vida inteira. Quiçá lê um livro por ano. Por ano!

E isto ocorre em jornais e revistas, em monografias de Graduação e em teses de doutorado! É só pegar na internet e ver.

Isto ocorre o tempo todo neste site aqui também, bem como em qualquer outra rede social.

Como um país tão inculto pode ir para frente quando sequer as pessoas conseguem comunicarem-se entre si dentro do próprio país, se sequer dominam a própria língua geral de comunicação escrita e falada?

eles perguntam
1 5
elas respondem
anônima
05/08/2020 13h30
Domino cerca de 1% da língua portuguesa.²
eles respondem
05/08/2020 13h09
Domino cerca de 1% da língua portuguesa.
05/08/2020 13h18
Então... tem embates que discutem que se o objetivo da língua é passar a mensagem que se quer expressar... não tem problema não dominar regra gramatical alguma desde que se faça entender.
Entendo um pouco... mas não domino
anônimo
05/08/2020 13h09
Eu falo nordesthino
Infelirmente nao consigo mudar
anônimo
05/08/2020 13h20
Não domino nada.
05/08/2020 13h42
Minha língua....
Que saudade