tenho 19 anos e to sentindo uma certa pressão de todos a minha volta para meu futuro, sei q e para o meu bem mas a questão e que eu não sei oq quero fazer da vida, parece q não sou suficiente pra fazer nada sabe? eu nao quero fazer faculdade, mas essa pressao de todos me deixa doida,meu namorado disse, vc tem que começar a fazer outras coisas pra saber oq vc quer, so que
VOU FAZER OQ??

elas perguntam
10 1
eles respondem
anônimo
10/08/2020 08h54
Vei
Faça o que está a seu alcance agora.
E aos poucos vc vai descobrindo se é o que quer...
Mas é melhor daqui 4 anos vc ter conhecimento sobre alguma coisa mesmo que não seja tanto do seu interesse de levar ao longo da vida, que daqui o mesmo tempo ainda estar vagando por aí sem nada.
Escolha algo.
Se possível, que te dê prazer.
Aproveite o momento.
10/08/2020 08h54
Eles querem teu bem, e estão preocupados. Natural existir essa pressão.
10/08/2020 08h57
Se você não quer fazer faculdade, não faça. O que não dá é você querer ser continuar a ser sustentada sem ter nenhuma perspectiva do futuro.

Se não quer fazer ensino superior, não faça, mas arrume um emprego, comece um negócio ou faça algo que garanta o teu sustento. Vão parar de encher teu saco, garanto.
10/08/2020 08h57
Mas zero noção? Não tem uma lista de coisas q vc gosta? Pra pensar em cima?
Procure uns cursos...
As vezes tem uns de curta duração e gratuitos
10/08/2020 09h07
É incrível como alguém chega aos 19 sem saber o que quer da vida... Como pode alguém não se identificar com NADA?

Quais assuntos vc gosta de ler? Quais canais do YouTube vc gosta de assistir? Já é um caminho
10/08/2020 09h35
Como diria o Lúcifer, "o que você realmente deseja"? Não adianta ter diploma para ser empregada o resto da vida. Eu tenho amigo que era contabilista e a realização dele foi comprar uma pousadinha na praia. Não pense em qual profissão seguir. Pense no que você gosta de fazer.
anônimo
10/08/2020 09h42
Pega o guia acadêmico de alguma universidade perto de você e sai cortando os que você não quer até sobrar o menor número possível. Depois pesquise sobre eles, escolha um e faça.
Senão, daqui 5 anos você vai estar aqui perguntando "gente, perdi meu tempo e não sei o que faço. Entrar na faculdade aos 25 é tarde?" e coisas do tipo.
anônimo
10/08/2020 09h52
Não faz, oras. Faz o que tem vontade.
10/08/2020 09h52
Cursar o nível superior não te impede de fazer outras coisas. Vc pode cursar algo para ver se gosta e paralelamente fazer oq vier a cabeça.
anônimo
10/08/2020 23h13
Estudar! Ou fazer concurso público, à toa é que não dá para ficar.
elas respondem
10/08/2020 09h34
Eles querem que você tenha uma profissão e não cargo, esse seu emprego futuramente pode não dar mais certo e aí o que você vai fazer ? por isso é bom fazer uma faculdade mesmo que isso não queira dizer muito pra você no momento mas no futuro você vai agradecer, procure algo que goste.