Já se perguntaram porque os povos da índia são morenos, os povos europeus são brancos, os japoneses e chineses com olhos puxados, os coreanos parecendo porcelana....
Africanos são negros, magros e têm cabelo crespo pela adaptação ao calor. O cabelo encaracolado forma um Black Power que cobre seu próprio corpo, promovendo sombra sobre si próprio. Além disso, este cabelo cria bolsões que aprisionam o ar, reduzindo a temperatura da cabeça, o que mais uma vez os protege do calor. A pele negra tem mais melanina, que os protege dos raios ultravioletas.
Brancos são assim pela adaptação ao frio. O cabelo escorrido protege o pescoço do frio, o que evita expor as vias aéreas ao frio desnecessariamente. A pele branca é devido à adaptação às zonas temperadas, que têm menos radiação solar, tornando melanina menos importante. Brancos não têm tanta tendência à magreza que negros, porque acumular gordura é importante para isolamento térmico no frio. Os orientais são adaptados ao frio também.
Indianos e árabes são mestiços destas três populações, como moradores da região que entrava em contato com a Europa, a África e o extremo oriente, por isso são morenos. Latinos são mestiços também, como herdeiros de indígenas, brancos e negros.
Raças diferentes, questões locais como clima e diferenças genéticas.
Igual cachorros, gatos, leões etc... Somos da mesma especie, mas somos de raças diferentes.
Penso que uns ficavam mais expostos ao Sol do que outros. Não acho que isso tenha ocorrido do dia pra noite. Imagino que a repetição desses hábitos, ao longo de muitos anos, pode ter configurado um escurecimento ou clareamento da pele. Tudo isso aliado a própria genética da melanina.
Por causa do clima, quem nasce em lugar frio tem pele clara, cabelos lisos, nariz pequeno, cabelo loiro, olhos puxados.
Quem nasce em lugar quente tem cabelo crespo, pele escura, nariz grosso.