Nem preciso ler a matéria pra saber que são as empresas tradicionais, sindicatos e agências reguladoras que fazem pressão pro governo embaçar. A plataforma oferece serviços melhores e mais baratos. Por outro lado, buser não gasta com várias coisas que as empresas tradicionais pagam, como impostos, encargos trabalhistas, férias, gratuidades, descontos obrigatórios, cumprimento de horários e localidades mesmo com ônibus vazios. Concorrência é boa quando os competidores jogam sob as mesmas regras.
Foda que oligopólio mata competição, mata a inovação, pois as empresas não precisam se reinventar pra atrair consumidores, afinal são a única opção. Se não me engano em MG tá liberado, RS também proibiram.
Na California, uber e Lyft tão cogitando tirar os serviços no Estado a partir de amanhã, dia 20. O crescimento do trabalho informal tá pesando demais na balança. E nessa parada, de novo, quem mais se fode são os consumidores e os motoristas. Liberdade só vai até onde coça o calo de alguém.
Enfim, cada um puxa pro seu lado. Esse embate plataformas e trabalhadores independentes x empresas tradicionais e funcionários ainda vai render muito. O ideal é buscar o equilíbrio entre as 3 partes (empresa, empregado, cliente) e o Estado mediar isso. A ver...