Qual é a função do neutro, fase e terra e qual é a visão do funcionamento geral de uma rede simples residencial?
Me ajudem, pfv.

eles perguntam
0 5
eles respondem
20/08/2020 15h21
Veja no YouTube
Aqui é mais pra alimentar o ego sobre estar fazendo alguma coisa..

Vc já conseguiu.
20/08/2020 15h18
Baixei a apostila prysmian, é de graça e de fácil entendimento.
20/08/2020 15h36
No secundário do transformador do poste existe um tipo de ligação em baixa tensão conhecida como ligação "estrela" ou "y".

https://i.ibb.co/kHvNTBj/images-3.png

Esta ligação é formada por 3 bobinas defasadas 120° elétricos umas das outras. Uma das extremidades de cada bobina é ligada em um ponto em comum conhecido como ponto neutro, este é um ponto de "equilíbrio" da ligação. Não há diferença de potencial entre ele e o aterramento.
Fase, ou tensão de fase é a diferença de potêncial que existe entre a outra extremidade da bobina e o neutro. Geralmente esta tensão é de 127 V ou 220 V, dependendo da cidade.
A tensão que existe entre duas fases diferentes é chamada tensão de linha e esta é "raiz de 3", ou cerca de 1,73 vezes o valor da tensão de fase.
Portanto, em uma ligação onde a tensão de fase é 127 V, a tensão de linha será 220 V e onde a tensão de fase for 220 V, a tensão de linha será 380 V.
Em residências, o aterramento tem a função de proteção. Ele fornece um caminho mais fácil do que o corpo humano para a corrente passar. Caso haja uma falha em um equipamento, a corrente de fuga vai para o aterramento, no lugar de passar pelo corpo de quem toca o aparelho.
20/08/2020 15h21
Só conheço de fio terra amigão! O resto vou ficar te devendo
anônimo
20/08/2020 15h22
Mano chama um eletricista que fica mais barato do que tomar choque ou por fogo na casa kkkk