Para quem não sabe, a Argentina está rumando para fundo do poço econômico mais uma vez, com o atual presidente expropriando empresas e propriedades e estatizando alguns poucos setores que, por milagre, ainda não eram monopolizados pelo estado.
Na noite desta sexta-feira o presidente anunciou o congelamento de preços dos setores de telefonia, internet e TV paga. Na prática, a oferta dos serviços estão agora sob o jugo do governo.

https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/fernandez-congela-precos-telefonia-internet-argentina/

Pode parecer algo muito distante de nós, brasileiros, mas não é. No início do mês, o Senado aprovou um projeto que visa limitar os juros do cartão de crédito. No início da pandemia no país, houve uma forte investida para tabelar preços de alguns itens considerados "essenciais". Isso são só alguns exemplos mais recentes, simples e pontuais, mas a história da Nova República é toda repleta de outras medidas políticas similares em essência.

Embora seus efeitos sejam conhecidos, a permanência dessa ideia no imaginário politico indica que ela tem apoio de uma fatia considerável da sociedade. Você apoiaria tais medidas ou saberia contrapô-las?

eles perguntam
1 3
elas respondem
22/08/2020 22h09
Acho q esse caminho é bem perigoso.

Sempre que um estado tem muitas empresas sem falar que arrecadam mais para próprio proveito como dps quando a empresa entra em "falência" na cabeça deles é como se n tivesse pq tem sempre o dinheiro do povo para sustentar os luxos de merda.
eles respondem
anônimo
22/08/2020 22h43
A Argentina estava ótima sob o controle do conservador Macri, vão logo colocar a culpa da situação calamitosa da Argentina nas costas dos peronistas.

Sobre o tabelamento de preços no Brasil, é o que eu sempre ando dizendo; É normal o estado ser ativo e intervir em momentos dramáticos da economia, os liberais ficam perdidos quando fatos que abalam a economia acontecem ( como o Corona, essa tragedia sanitaria atual) a verdade é que o proprio capitalismo é um sistema econômico de crises ciclicas a história já provou isso, os liberais não tem respostas para a dinâmica economica , para os dilemas econômicos que estão diante do mundo em meio a esta crise sanitária, medica, humanitária, ECONOMICA...

Controle de preços de produtos essenciais é uma medida conservadora para momentos como os que estamos vivendo

Mas em enfim, imprima algum dinheiro e não pense em inflação. Precisamos ser quantitativos, e em grandes somas.
A questão é como conseguir dinheiro para as pessoas..
Este é um momento para se tornar selvagem. Se torne keynesiano.
anônimo
22/08/2020 22h42
Eu não sou economista, mas já tive uma disciplina básica introdutória.
Pelo que eu saiba existe uma política que legisla e sugere preços a produtos e mercadorias.... E claro, assim como um revendedor "mortal", quem decide revender algo está sujeito a uma fiscalização independente de quem seja e status que possua.
Eu recorreria ao órgão responsável por legislar esses trâmites, visto que o produto deve ter preço influênciado apenas por; Demanda, oferta, custo de fabricação, transporte + distribuição, e supostos impostos diretos, (para adentrar ao mercado) e indiretos (impostos na escala de produção).

Sendo especulação uma forma passível de crime!!!
No mínimo o fornecedor tem a obrigação de explicar a mudança brusca no preço praticado ao consumidor final, ou deve ser autuado no ato digno de multa e caso reincidência cassação da licença de trabalho.
(Se não houver a existência desse órgão é praticamente uma Ditadura econômica)
23/08/2020 01h54
O estado é master em criar problemas para depois vender soluções, é assim no mundo todo.

Se os juros estão altos no Brasil, então por que os bancos públicos não baixam os juros? Não precisa criar uma lei para isso, basta o estado usar seus bancos públicos e deixar os juros lá na miúda, os bancos privados automaticamente serão obrigados a baixar ou perderão clientes. Algo tão simples, mas que muitos jumentos preferem disfarçar para impor suas vontades.

Controle de preço serve apenas para manter quem já está no poder, no poder. Afinal, quem conseguir suprir a demanda, vence e se monopoliza.

Governos do mundo todo fazem isso para beneficiar grandes industrias, mas tem burro que acredita que o governo faz isso porque é "bonzinho", quer o bem estar da população, ai ai.

As pessoas preferem trocar bons serviços por serviços medíocres porém acessíveis. O preço do combustível, da energia elétrica, do gas, e tudo mais é ditado pelo estado, e olha o preço dessas porras, além de serviços ruins ainda pagamos um olho da cara, mas se é acessível então okay. Esse é o pensamento desses bocós.

Eu quero que se foda, cansei, velho. Tomara que esse maluco exploda essa merda de país, talvez assim esse povo burro aprende que essas coisas não funcionam.