Ótima pergunta, o problema é vc encontrar a solução aqui. A desigualdade brasileira inicia com a estrutura política imposta inicialmente pelos portugueses, com a criação de latifúndios e as capitanias hereditárias. Só isso, já demostra uma concentração de terras na mão de poucas famílias, e esse sistema se propagação séculos depois e da forma a estrutura social brasileira, apesar do meu ponto de vista simplório, pois é difícil escrever tudo aqui, assim se inicia o Brasil desigual.
23/08/2020 21h58
Bom, primeiramente falta interesse e investimento por parte tanto do setor privado quanto do setor público em ciências e tecnologia, começando por ai, não conheço nenhum país rico e desenvolvido que não investiram nisso.

Segundo é o corporativismo brasileiro, que concentra todo o poder de compra na mão da elite. Entra e sai políticos e sempre é a mesma ladainha, mas no fim acabam governando apenas para a elite burguesa, enquanto distribui migalhinhas à população.

Terceiro ponto eu consideraria a concentração de poder em Brasília, o Brasil é um país enorme com mais de 200 milhões de habs, mas que ainda teima em concentrar todo o poder e dinheiro na mão de burocratas de Brasília, dinheiro esse que nunca chega adequadamente às comunidades mais afastadas. O Brasil é uma federação apenas no nome.

Quarto ponto seria a falta de incentivos e enorme burocracia à iniciativa privada, sobretudo pequenas e médias empresas que sofrem para operar e competir no Brasil enquanto grandes empresas surfam em um país pouco competitivo. O Brasil ainda é um dos países menos competitivos do mundo, considerado por muitos investidores uma jabuticaba tributária, o próprio Steve Jobs já falou sobre isso.

Segundo um relatório do Banco Mundial, o Brasil é um país que gasta muito e gasta mal, servidores públicos e políticos recebendo muitas vezes mais do que se paga na iniciativa privada, mesmo em cargos similares, exercendo funções parecidas.

A violência é reflexo disso tudo, um país pobre e sem emprego, com pouca competitividade, muita burocracia e baixo poder de compra. Isso tudo gera pobreza, desespero e criminalidade em alta.
23/08/2020 11h06
País de primeiro mundo né.
Elite.
Guerra, preconceito, emigração...
Difícil ser um dos melhores pibs
23/08/2020 11h12
Porque possui população de humanos! É da nossa natureza ser violento e quanto mais perto da miséria mais violento ficamos.
Há indícios arqueológico que nossa espécie, Homo Sapien, levou a extinção de outras 6 espécies de seres humanos...
25/08/2020 10h42
Violência surge em partes pela desigualdade...
Diria que processo histórico... cada vez mais concentrando riqueza em poucos... Ausência de mudanças estruturais na política que permitisse resolver essa questão.
25/08/2020 11h35
Por que ninguém dá valor a Educação. Pode ver que países de primeiro mundo são os que a Educação está em primeiro lugar.
anônimo
25/08/2020 12h01
"desigual" kkkkkkkk

Esse papo de desigualdade não faz o menor sentido.
25/08/2020 12h41
Náufragos, Traficantes e Degredados
anônimo
25/08/2020 14h16
O restante do mundo não é tão diferente assim
anônimo
25/08/2020 14h20
Falta de educação
elas respondem
anônima
23/08/2020 11h12
Editado...... a resposta
25/08/2020 12h02
é pq tem mto carioca aqui
anônima
25/08/2020 12h39
Isso é coisa do passado. Só olhar ao seu redor e ver o crescimento do país e a queda brusca nos indices de violencia e desigualdade. É a #NovaEra.
anônima
25/08/2020 14h13
Por causa dos próprios brasileiros e da própria cultura.