Basicamente, o Ciclo Básico Comum(CBC) usado na Argentina é o conjunto de matérias que vc faz antes de ingressar oficialmente na Universidad de Buenos Aires(UBA). Adotaram esse modelo de ingresso para substituir as provas de ingresso(semelhante aos vestibulares do Brasil).
Enfim, será que daria certo no Brasil?

eles perguntam
0 4
eles respondem
anônimo
23/08/2020 11h10
Eu não sei
eu to vendo aqui o que eu faço com um tal de TCC
23/08/2020 11h15
Mano, o ensino normal é um saco. A pessoa chega no ensino médio já sem vontade de nada. Ela sabe que aquela merda alí não está servindo de nada. Só com o ensino da escola não dá para ir a lugar algum. Tinha que ter um sistema de meritocracia ao menos. Tudo o que você fez antes do vestibular não serve quase de nada. Só serve pra cota de escola pública.
Não sei muito bem sobre este sistema boludo, quer dizer Argentino. Contudo, deve ser melhor que Enem e afins.
anônimo
23/08/2020 11h20
Existe um modelo semelhante na UFRN. Os aluno ingresso nos cursos de engenharia fazem um ciclo básico juntos e depois decidem que engenharias ingressam.

O ciclo básico são as disciplinas de cálculo, física, programação, materiais, química, computação numérica e mais algumas. Após esse ciclo os alunos escolhem que engenharia vão ingressar, então a escolha se torna mais madura, visto que eles já não são novatos.
23/08/2020 12h42
Mas ai quem tem a melhor nota escolhe o curso antes?
Ou todo mundo entra no curso que quer e só tem que fazer o CBC?
Se tiver o link fácil comenta aqui...

Não sei... quase qualquer mudança mais estrutural no Brasil parece ter diversos entraves...