A novela que está sendo reprisada agora, Novo Mundo, está retratando como era a escravidão antigamente.
Toda vez que vejo essas coisas penso: como puderam fazer isso? Como puderam achar que uma pessoa é inferior somente pela cor da pele? Eles achavam que pessoas negras não eram nem humanas. É muito repugnante.

elas perguntam
11 6
eles respondem
28/08/2020 18h49
Existe uma pesquisa sobre se o holocausto (o que os nazistas vez com os judeus) voltaria acontecer, sabe qual a resposta? Sim, acontecia tudo novamente hj em dia, mesmo a gente tendo o conhecimento histórico sobre a Alemanha nazista
28/08/2020 18h41
Eles precisavam de mão de obra e não queriam pagar nada por isso, simplesmente pegaram quem estava "disponível" e iniciou-se a escravidão.
anônimo
28/08/2020 19h03
A questão não é a cor da pele. A questão é puramente econômica e militar. Tanto é que os hebreus foram escravizados pelos egípicios. Roma escravizou muitos brancos... Os persas também escravizaram. Assim por diante.
anônimo
28/08/2020 18h38
28/08/2020 18h53
Compara isso com a maneira com que nossos ancestrais mesopotâmicos tratavam os escravos de guerra deles. Isso é fichinha. A gente acha absurdo pq vive padrões de vida de aristocracias de outras épocas.

Quanto a questão da pergunta, não foi por conta da "cor da pele". Os negros africanos eram a "mercadoria escrava" em oferta- vendida pelos próprios lordes escravistas de lá. É uma coisa horrível, eu não estou defendendo, mas era como o mundo era.

E quanto ao protagonismo do homem branco dono de escravos, saiba: os muçulmanos foram os maiores donos de escravos do mundo, tendo inclusive caucasianos a seu serviço.
anônimo
28/08/2020 18h43
Escravidão sempre existiu, o povo que faz mimimi porque os negros foram escravos sendo que os negros sempre escravizaram os negros na África subsaariana
28/08/2020 18h54
Não foi desenvolvido na época a mão de obra assalariada suficientemente, a escravidão em vários países foi abolida no máximo uns 100 a 150 anos após a I Revolução Industrial. O Barão de Mauá aqui no Brasil foi um dos pioneiros do abolicionismo.
28/08/2020 18h43
Há povos que se acham melhores que os outros.
Questão de domínio.
anônimo
28/08/2020 18h55
Essas novelas da Globo são ridiculas.

Vc tem que ler sobre a natureza sociologica da escravidão, o que difere a escravidão servil na antiguidade, idade media, e o que foi a escravidão colonial primeiro pelos mercantilistas europeus e depois por pro-capitalistas, esse é uma das mazelas da humanidade e no caso do Brasil ele tem por berço a escravidão e sustenta até hoje uma sociedade escravocrata, uma das sociedades mais crueis do mundo.
anônimo
28/08/2020 19h19
Povos conquistadores muitas vezes escravizavam povos conquistados e isso acontece há milhares de anos por razões militares e econômicas, afinal, quem não quer mão de obra sem custo?

Na questão da Africa, tribos e povos rivais descobriram uma forma de fazer fortuna: guerrear e vender os conquistados nas costas para mercadores/traficantes abastecerem a europa de mão de obra escrava. A coisa ficou absolutamente fora de controle e deu no que deu.
28/08/2020 22h31
Tempos antigos...
elas respondem
28/08/2020 23h14
foi a igreja, que disse que os negros precisavam disso, que era um castigo, e que eles iriam pro céu depois de serem escravizados.
(mais ou menos isso, é bom pesquisar sobre pq foi acho que a pior época da humanidade)
anônima
28/08/2020 18h44
Escravidão existe desde que o mundo é mundo.
Não é exclusividade só dos negros não.
E sabe os judeus e as demais vítimas do holocausto? Eles trabalhavam como escravos!
Sim, tinha gente branca, loira e de olho azul trabalhando como escravo no século XX, em plena década de 40. Também levando chicotada no lombo!
anônima
28/08/2020 19h53
há até hj quem pense dessa forma.

não se cria de uma hora para a desumanização do outro... é algo aos poucos. depois, o outro ja é um nada. já não tem importancia. ja não se vê como o outro. Até hj isso existe. inferiorização do outro não ficou somente no passado e nem sempre é só contra negros.
28/08/2020 18h46
nao entendi o título
anônima
28/08/2020 18h48
Pra mim O que acontece com a industria de carne hoje é tão absurda quanto, mas ainda vai uns 100 anos pra isso mudar.
anônima
28/08/2020 18h57
Realmente é um absurdo isso de ficar julgando pela cor, não é porque eu sou cinza que sou vagabunda, e não é porque ela é branca que ela é da paz