Tô com mais de 20 anos e penso em começar um curso, porém estou há quase 10 anos sem estudar... Pra quem começou a faculdade depois de muito tempo parado, foi complicado? Achou difícil aprender e gravar as coisas na cabeça?

elas perguntam
12 8
eles respondem
06/09/2020 14h45
Não, dedicação é tudo!

O nosso cérebro é adaptável a vida inteira, basta treiná-lo pra conseguir fazer o que quiser. Só precisa de tempo e dedicação, constância é o mais importante!
06/09/2020 15h34
Claro que vc terá algumas dificuldades, mas nada muito diferente dos jovens.
anônimo
06/09/2020 14h57
Não fica, não liga pra esses babacas com o rei na barriga de plantão, nunca é tarde pra aprender
06/09/2020 14h55
Se esforce que você sera capaz de fazer o que quiser na vida
anônimo
06/09/2020 14h54
Não, é mais difícil porque a cabeça é mais ocupada, tem mais decisões a tomar. Mas, honestamente, por conta do conhecimento acumulado, acho mais fácil de aprender algo novo.
anônimo
06/09/2020 14h52
O quer dizer com 10 anos sem estudar?vc não ia para escola,ou simplesmente era uma pessima aluna?
Sim fica mais dificil com uma base fraca,se passou mt dificuldade na escola,a faculdade sera pior.
Vc era boa em algo?
anônimo
06/09/2020 14h43
Não tem idade pra aprender porém, cada pessoa é cada pessoa, então não adianta usarmos outra pessoa como medida para a vida que é nossa.
anônimo
06/09/2020 14h40
Provavel.
06/09/2020 14h38
Se você tiver uma base fraca estará perdida.
Aluno medíocre na infância é medíocre na vida adulta
06/09/2020 15h45
Depois dos 15 anos o cérebro mal funciona.
anônimo
06/09/2020 16h00
Sim, a partir dos 20, quando você é submetido a um esforço, ocorre uma diminuição na capacidade do coração de aumentar o número e a força dos batimentos cardíacos. Ocorre também redução da frequência cardíaca em repouso, aumento do colesterol, como também da resistência vascular, com o consequente aumento da tensão arterial.
Além disso, também a partir dos 20, sucede diminuição da função pulmonar, com diminuição da ventilações pulmonar, redução da elasticidade dos alvéolos
e subtração da capacidade vital. A redução do consumo máximo de oxigênio ocorre pelo apoucamento da massa ventricular decorrente do envelhecimento.
Modificações tornam-se também evidentes com o envelhecimento no sistema músculo-esquelético com a respectiva diminuição no comprimento, elasticidade e número de fibras. Também é notável a perda de massa muscular e elasticidade dos tendões e ligamentos e da viscosidade dos fluidos sinoviais.
Mas o sistema biológico mais comprometido com o envelhecimento é o Sistema Nervoso Central (SNC), responsável pelas sensações, movimentos, funções
psíquicas e pelas funções biológicas internas.
Com o finde a adolescência, o sistema nervoso apresenta alterações com redução no número de neurônios, redução na velocidade de condução nervosa, redução da intensidade dos reflexos, restrição das respostas motoras, do poder de reações e da capacidade de coordenações. O preocupante nisso é o fato de o SNC não possui capacidade reparadora. O SNC é definido como unidades morfofuncionais pós-mitóticas, sendo estas sem possibilidades reprodutoras, estando sujeito ao envelhecimento decorrente de fatores intrínsecos (genética, sexo, sistema circulatório e metabólico, radicais livres, etc.) e extrínsecos (ambiente, sedentarismo, tabagismo, drogas, radiações, etc.). E esses fatores continuam exercendo ações deletéria com o tempo.
elas respondem
anônima
06/09/2020 16h04
Pra mim na hora de fixar pesou muito mais com a idade, mas depende da forma de aprender da pessoa
06/09/2020 15h23
Se a pessoa quer aprender nada será difícil pra ela e nunca é tarde pra começar aprender algo novo
06/09/2020 15h16
Talvez vá se sentir cansada, desanimada, mas se isso for driblado, é só sucesso!
06/09/2020 14h58
Nunca é tarde demais pra estudar, se vc tem vontade, aproveita. ...conheço pessoas idosas que ainda estudam.
anônima
06/09/2020 15h35
Não
06/09/2020 14h36
Não sei
06/09/2020 15h47
Acho que depois dos 21 cada ano que passa mais fica complicado aprender
06/09/2020 15h51
De jeito nenhum, depois de graduação, dezenas de cursos para aprendizado técnico na minha profissão, resolvi fazer uma transição dr carreira e estou começando do zero (como se estivesse engatinhando e tentando dar os primeiros passinhos) Força de vontade, coragem, foco, determinação e resiliência é o segredo.