De modo geral, qual a melhor opção hoje em dia?
Tenho a opção de cursar uma privada, meu padrinho desde que eu era criança disse que pagará o curso que quero fazer. Mas também passei em uma federal esse ano (as aulas ainda não começaram devido a pandemia)
Quando era mais novo ouvia que a federal era muito melhor, e os alunos que saiam de lá tinham mais visibilidade do mercado. Mas hoje em dia não vejo muito as pessoas fazendo comparações por isso não sei se hoje em dia é dessa forma ainda. O que acham? É melhor ir pra privada ou federal?

eles perguntam
14 10
elas respondem
anônima
06/09/2020 18h46
Olha, a qualidade depende do seu curso de escolha. Mas em muitos cursos a privada é até melhor, porque os equipamentos e materiais são de melhor qualidade.
anônima
06/09/2020 18h37
Eu fiz na particular, não tenho do que reclamar, a maioria dos meus professores tem doutorado. Eu achei a experiência enriquecedora.
06/09/2020 18h41
Eu acho Federal. Faço faculdade Federal e gosto muito, tenho aula com os professores que são referência no Brasil e fora que diretamente não pago nada rs
06/09/2020 18h47
Eu fiz particular. Ganhei uma bolsa parcial e o material era gratuito. E deu pra conciliar com o trabalho. Eu gostei da experiência. Foi muito boa.
anônima
06/09/2020 18h35
“os alunos que saiam de lá tinham mais visibilidade do mercado.”
Isso é verdade.

Não que os alunos de faculdades particulares não arrumem emprego, não é isso. Só digo que estudantes de federais são muito mais bem vistos socialmente(e não dá pra ir de frente contra isso, pois é um fato).
anônima
06/09/2020 18h47
Federal, o dinheiro q vc ia gastar na particular doa pra mim.
anônima
06/09/2020 20h37
esse debate é tão antigo. acredito que a conversa hj é outra. vcs tao bem perdidinhos.
anônima
07/09/2020 00h51
vc vai chorar da mesma forma nas materias mas a federal professor bota pra fuder o aluno, ja q a nota de corte é mais alta, e dificilmente vc correra o risco de um professor fdp pegar a materia do semestre inteiro de um UNICO ARTIGO, entao provavelmente teria matérias mais "completas" digamos assim.
Mas vc vai ter q lidar com as paralisação e q se vc tiver um projeto a faculdade nao tera verba pra os acadêmicos.
E se for numa particular veja a nota do MEC DO CURSO NAQUELA FACULDADE
07/09/2020 00h39
Federal, porém não são todos os cursos das federais que são bem conceituados. É bom da uma olhada no site do e-mec.
anônima
06/09/2020 18h52
Federal não é tudo isso que falam, tem mais prestígio sim, mas em compensação vc demora mais pra sair pelas greves. Olha nessa pandemia, enquanto a particular tá fornecendo ead, a gente da federal não teve uma aula e parece que só vai voltar final do ano ou ano que vem.
Se vc for um bom aluno vai se dar bem tanto na pública, qnto na particular.
E tbm veja a qualidade da particular, de fato tem algumas que o ensino é bem inferior é como se tivesse pagando o diploma.
anônima
07/09/2020 01h00
Vá pra uma privada top
07/09/2020 00h41
É melhor ter paz.
06/09/2020 20h42
Eu quero fazer em uma pública, mas é provável q eu faça em uma particular pq sou burra pro vestibular
anônima
06/09/2020 18h35
Obs
eles respondem
06/09/2020 18h39
Você pode tentar nas duas opções
Esse "status" que as públicas tinham a mais antigamente ainda existe, porém num grau bem menor.
No currículo profissional de hj pesa quase nada a faculdade e muito mais as formações e especializações posteriores à graduação
07/09/2020 00h40
Não sei quais cursos você passou. Se for o mesmo n tem nenhuma vantagem ir para a privada. Federais são bem melhores, salvo algumas excessões.
06/09/2020 18h54
Federal, mas algum curso digno né.
Medicina e não estas porcarias das humanas ou exatas.
Veja a nota de corte dos cursos de humanas... qualquer analfabeto passa.
06/09/2020 20h40
Hoje em dia, a diferença de poder entre as duas é bem menor.
Faça a que for mais acessível pra você e preocupe-se mais com cursos extras, especializações e atualizações. Nunca pare de estudar, mesmo se já estiver num patamar mais alto.
anônimo
06/09/2020 18h34
Federal obvio,é gratis,as melhores faculdades do pais são as federais
anônimo
07/09/2020 00h42
Eu faço na PUC Minas, acho que ela tem a mesma qualidade de muitas federais e ainda não tem problemas como laboratório com defeito, falta de verba pra isso e aquilo. Mas sou bolsista integral
13/09/2020 04h41
Tudo literalmente tudo que é privado com
Concernências vai ser infinitamente melhor do que qualquer estatal
06/09/2020 20h33
Vê pelo seu curso!
anônimo
06/09/2020 19h13
Depende. Hoje existem particulares muito boas, mas no geral, prefiro as federais.