Alto custo ou preconceito?

Vejo muitas pessoas aqui com dificuldades sérias e apresentando diversos sistomas de patologias ligadas à mente. Acha que a dificuldade de acesso é o fator determinante para que a maioria não busque ajuda ou ainda pesa mais o preconceito?

Acham que as pessoas ainda tem vergonha de assumir para si mesmas que precisam de ajuda psiquiátrica/psicológica? Faz algum tratamento? Faria?

eles perguntam
9 14
elas respondem
anônima
17/09/2020 12h42
Eu sempre precisei, mas não tenho grana pra uma consulta que geralmente sai por uns 400 reais . Já fui encaminhada para o CAPS, embora seja uma boa ideia de acompanhamento, na prática não é assim, o psiquiatra mal te olha e tem muitos, muitos piores que eu q merecem mais atenção. Já fui acompanhada por psicóloga tb pelo sus, adorei a consulta, mas o retorno demora muito. Eu tomo drogas psíquicas, eu paro, eu tomo de novo.. . Consigo Rivotril de forma irregular pra me sentir melhro pq não tem como eu me tratar sem dinheiro. É foda ser um doente da mente, e sem acompanhamento..
anônima
17/09/2020 12h41
Acho q é o custo, eu acho pouco acessível. Quem pode pagar por uma hora de consulta por mais de 100,00 e muitas vezes a psicóloga só faz escutar vc e não faz nada de diferente, só dizer oq vc já sabe.
anônima
17/09/2020 12h49
No meu caso é alto custo e uma série de tentativas frustradas.
17/09/2020 13h02
Existe o medo de ouvir que é frescura ou falta de Deus.
Dificuldade de entender que realmente precisa de atendimento profissional.
O atendimento oferecido nas unidades de saúde e centros especializados são uma piada de mal gosto, tanto pela qualidade quanto pela quantidade.
Até hoje só vi um atendimento do SUS que funciona com qualidade, o atendimento para tratamento câncer feminino. O restante está muito longe de ser minimamente decente.
21/09/2020 19h06
Insegurança
21/09/2020 17h55
Tempo. A vida do proletário é difícil.
anônima
17/09/2020 13h06
Alto custo com certeza, pq preconceito da pra esconder tranquilo, mas eu convivo com uma pessoa q tem um valor alto q recebe por mes mas nao tem equilíbrio emocional nenhum, mas em sua maioria dos casos é o custo.
Eu cheguei a fazer uma unica sessão se eu pudesse faria mais, mas essa foi o suficiente pra me abrir os olhos.
17/09/2020 14h55
No caso mais próximo de mim...teimosia. Teve e tem todas as possiblidades nas mãos, mas sabota tudo.
anônima
17/09/2020 12h39
Preconceito
eles respondem
17/09/2020 12h39
Acho que não chega ser vergonha, e sim falta de incentivo e recursos
17/09/2020 12h41
Dá muito trabalho. Tem que se arrumar, pegar o ônibus, esperar na recepção, esperar o ônibus pra voltar pra casa... lá se vai uma manhã ou uma tarde.
Alguns movimentos de dedos bastam para eu reclamar por aqui.
17/09/2020 14h48
No meu caso, foi por medo dos colaterais dos medicamentos, como já bate falei no PV.

Mas acho que na maioria dos casos a pessoa não se dá conta que tem algum problema, acha que é normal e faz descaso da situação.
anônimo
21/09/2020 19h13
Preconceito!
Todo mundo se afastou de mim mas escola quando descobriram que eu ia em psicólogo. Me tachavam de louco e diziam que eu era perigoso. No recreio eu sentava sozinho pq ninguém me queria por perto.
21/09/2020 19h12
Boa pergunta msm. Alto custo, terapia aqui é cara
17/09/2020 12h59
Eu sinto que não tem cura, não há solução. Então fico só em casa mesmo. Também, não gosto de sair...
anônimo
17/09/2020 13h03
1- Não tenho dinheiro para me tratar;
2 - Tenho verdadeiro pavor de ir a um psiquiatra! Vai que ele descobre que eu sou maluco?

Esses são os motivos em países de baixo IDH como o nosso.
17/09/2020 13h05
O mundo não está preparado para saber o que se passa na minha cabeça e o que já fiz.
anônimo
17/09/2020 12h54
Dinheiro,e não entender mt bem como isso funciona
anônimo
17/09/2020 14h50
Os dois, mas acho que o preconceito é maior.
17/09/2020 17h44
Boa pergunta...
Um misto talvez...
Eu nem sei dizer do meu caso... eu sei bem a importância do acompanhamento psicológico, mas digo pra mim msm que estou bem e não deveria gastar dinheiro nisso
17/09/2020 12h52
Boa pergunta!

Eu acho que o principal é alguém próximo incentivar a pessoa a ir, muitas pessoas dizem que isso é frescura, a pessoa que já tem problemas, só piora a situação dela.

Há também o custo, 100 reais parede pouco, mas para outra pode ser muita coisa, fora o preço dos remédios, e se a pessoa precisar fazer terapia, é mais dinheiro ainda.
17/09/2020 12h47
Num país pobre como o nosso, em média é por falta de grana mesmo. Tanto que nos países ricos (e entre os ricos por aqui) ocorre o inverso, a hipermedicação de psicotrópicos.

Por outro lado, o estigma é forte ainda em países de baixo nível educacional como o nosso. Um povão que é capaz de acreditar em qualquer ladainha do whatsapp, e vou ficar só nesse exemplo pra não polemizar, com certeza acha que ou a pessoa tá de frescura ou ela vai acabar num hospício.

Há, ainda, um terceiro ponto. O fato da pessoa ter o transtorno em si. Se ela tem depressão, ansiedade, fobia social, por exemplo, é mais danoso e difícil se submeter ao escrutínio de um estranho, mesmo médico, do que uma pessoa normal ir tratar de um osso quebrado.
17/09/2020 12h40
As pessoas tem vergonha e preconceito também. A sociedade é muito machista, ainda existe muito essa questão de que "Homem não chora". Terapia é uma coisa que todo mundo sem exceção deveria fazer. Faz bem, lava a alma!