Moradores de Santa Catarina que pedem compras online estão recebendo um “brinde” estranho: sementes. Os pacotes são descritos como joias e o indicativo é que chegam da China.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) está orientando os moradores a não abrirem os pacotes, nem plantarem as sementes. O material ainda será periciado. “O conteúdo destes pacotes são sementes de diferentes espécies vegetais não identificadas”, explica a companhia no site.
A instrução das autoridades é que as sementes não sejam jogadas fora, mas que quem receber entregue o pacote para a Cidasc. A companhia alerta que utilizar sementes ilegais pode gerar plantas daninhas, insetos, fungos, bactérias e vírus.

Informações mostram que o primeiro pacote misterioso foi entregue a um morador de Jaraguá do Sul, no norte do estado, que tinha feito uma compra online. Outros 30 moradores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul disseram que também tinham recebido o pacote por meio dos Correios.
Entre os destinatários, alguns não tinha nem mesmo feito compras online. Apenas receberam o pacote com sementes.
Nos Estados Unidos e em Portugal, as sementes também foram enviadas a moradores. Autoridades dos dois países alertam para que a população não mexa nas sementes.

eles perguntam
10 8
elas respondem
17/01/2021 22h07
Fonte: G1 Rio Grande do Sul
Dados preliminares do Ministério da Agricultura apontam a presença de microrganismos nos pacotes com as sementes misteriosas vindas da China e de outros países da Ásia. Segundo as análises, foram identificados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias –que não existem no Brasil.

De acordo com o Ministério da Agricultura, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas).
anônima
02/10/2020 20h16
Essa gentinha ta brincando com fogo...
anônima
17/09/2020 21h11
Partiu comprar feijões mágicos
17/09/2020 21h18
Será que é de cannabis?
17/09/2020 22h10
Nunca comprei nada
17/09/2020 22h19
Vi essa notícia e achei tremendamente intrigante, especialmente por conta de acontecimentos similares em diversos países anteriormente.

Mas se tratando a maioria de sementes de verduras e flores não vi nada demais.
anônima
17/09/2020 23h08
Sim compro. Aliás tenho algumas encomendas que tão para chegar. Até então nunca recebi essas sementes e espero não receber kkkkkk
anônima
17/09/2020 21h11
Não basta o governo do Bozo, agora tem xing ling querendo bagunçar mais ainda.
17/09/2020 22h29
Nunca comprei nesses sites.
eles respondem
anônimo
02/10/2020 20h11
Uma mulher plantou essas sementes, o gato seja comeu as folhas e morreu.
Se fossem sementes boas, ele ficaria chapadão.
17/09/2020 21h10
Jornal - Elaele
anônimo
17/09/2020 22h16
A China é o futuro do mundo
anônimo
17/09/2020 23h09
Espero que sejam sementes de Wisky ou Vodka
anônimo
17/01/2021 22h00
Oba!
Devem ser plantas carnívoras.
17/01/2021 22h09
Mandar o nego ney pra lá, quero ver China vim mecher com alguém ainda
anônimo
13/04/2021 08h02
Boa promoção!
13/04/2021 09h27
Compro tudo xing ling