2.6K  18/09/2020 19h33

Ano 2018

eles perguntam
3 10
elas respondem
anônima
18/09/2020 08h37
Brasil é um país pobre
anônima
18/09/2020 08h35
Não concordo com este gráfico.

E eu não sei o motivo e nem quero saber
18/09/2020 10h11
Se colocar a pirâmide da escolaridade, talvez justifique.

O ideal também é comparar com a cesta básica, transporte público , poder de compra internacional que o IBGE usa no Censo.
Pirâmide salarial isoladamente vc só consegue analisar a distribuição da renda.
eles respondem
18/09/2020 08h52
Baixa produtividade;
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/03/19/brasil-baixa-produtividade-competitividade-comparacao-outros-paises.htm

Baixa competitividade;
https://www.poder360.com.br/economia/brasil-ocupa-a-56a-posicao-em-ranking-mundial-de-competitividade/

Desvalorização da moeda e inflação;
https://twitter.com/qrcapital/status/1305513925249818624?s=19
https://twitter.com/qrcapital/status/1301203227262754819?s=19

Dentro de cada um desses tópicos tem uma dúzias de causas: funcionalismo público, controle estatal da moeda, elevação da dívida pública, impostos, etc.
18/09/2020 09h05
Salário é questão de oferta e demanda, só que aqui tem encargos bizarros, desenvolvimento e geração de emprego patéticos, burocracia, concentração de renda, enfim. Isso aqui é um lixo em todos os aspectos possíveis. Invejo quem ainda acredita em alguma solução política, do hiperliberal ao semi-comunista. Invejo mesmo. Eu não vejo.
anônimo
18/09/2020 08h35
O mais louco é ver esses 64% jurando que estão bem demais e defendendo o neoliberalismo.
anônimo
18/09/2020 09h09
O importante nao é um salario alto, mas o valor de compra. E nosso valor de compra e super baixo, pagamos impostos absurdos.
anônimo
18/09/2020 10h05
Má administração do país.
18/09/2020 10h08
Alta carga de impostos, desvalorização da mão de obra, falta especialização, baixo nível de escolaridade... Por aí vai
18/09/2020 10h13
Culpa do PT
anônimo
18/09/2020 10h20
1 - Defasagem tecnológica e científica
2 - Problemas de financiamento
3 - Alta carga de impostos
4 - Burocracia excessiva
5 - Instabilidade política
6 - Incentivo histórico ao rentismo

Só para citar alguns motivos.
18/09/2020 10h22
Burocracia
Dificuldade em empreender
Por consequência dificuldade em empregar
18/09/2020 19h33
O importante não é a quantidade de dinheiro que você recebe, mas o poder de compra desse dinheiro.

O brasileiro poderia receber 200 reais, se com 200 reais você conseguisse viver dignamente.

Há vários problemas estruturais no Brasil e os políticos não mexem porque beneficiam eles.

Primeiro porque o Brasil é um país pobre e ao mesmo tempo burocrático, dificultando o emprego de novas empresas.

Segundo porque a nossa moeda é fraca e dependemos quase totalmente do dólar. Então quando o Real se desvaloriza perante ao dólar, o poder de compra do brasileiro também diminui.

Pense assim, quando você compra um iPhone, tecnicamente você não paga seu iPhone em reais e sim em dólares, então precisa entender que com o real desvalorizado, você vai precisar de mais reais para ter mais dólares e comprar coisas cotadas a dólar. A moeda é como um produto, quanto desvalorizado ele fica, mais quantidade dele você precisa ter para adquirir outros produtos.

Terceiro ponto é os impostos indiretos, que recaem principalmente sobre a camada mais pobre da sociedade, isso afeta o consumo de modo geral, a produção e a geração de empregos.

Enquanto países desenvolvidos cobram mais imposto de renda e sobre lucros e dividendos, o Brasil ainda teima em punir a população mais pobre, cobrando o dobro de tudo o que você vai comprar.

É muita burrice de liberalzinho jumento afirmar que cobrar mais imposto de renda desfavorece o rico, porque o rico também é consumidor, e reduzindo os impostos indiretos que recaem sobre os produtos, ele também vai economizar ao comprar um celular, um carro, ou qualquer outro bem e serviço, mas agora com a justiça que os pobres não serão tão penalizados.