Pra quem mora sozinho (a)

Gente, estou perdida aqui e gostaria de me encontrar.
Como que funciona esse caução que tem que ser dado para alugar uma casa? E quando que ele pode ser devolvido? Eu penso que todos que saem depois do vencimento do aluguel tem o dinheiro do caução de volta, é isso? Eu não tenho contrato... e não dei valor de caução nenhum, mas tenho essa dúvida...
Vlw, gente!

elas perguntam
4 1
eles respondem
18/09/2020 13h39
Ué, quando tu sair é devolvido, mas não vai sobrar nada, pq ele mal vai abater as reformas necessárias.
18/09/2020 13h42
o caução, num aluguel de temporada, por exemplo, serve pra cobrir eventuais prejuízos causados pelo inquilino. mas, se não houver intercorrências (dívidas de aluguel e ou prejuízo ao patrimônio físico), ele é e deve ser devolvido. Tem que ser predatado para uma data futura em que o senhorio não possa compensar o cheque anteriormente.
18/09/2020 13h38
Ue, caução é uma calça grande
elas respondem
18/09/2020 13h43
Caução = em geral, corresponde ao valor de 3 meses de aluguel (pode ser negociado). Para se houver danos ao apartamento ou coisas do tipo quem está alugando poder pagar.

Devolve-se o dinheiro ao fim do contrato se não houver dano e, em alguns casos, caso quem aluga não queira devolver entende -se como um pagamento antecipado.

Quem está alugando só pode exigir um tipo de garantia. Por exemplo, ele não pode pedir fiador e caução não. Ou um, ou outro.

Mas conheço bem pouco disso. Só de casos práticos mesmo e um pouco da lei do inquilinato.