Se sensibilizaram? Se assustaram. Pretendem mudar o comportamento?

eles perguntam
4 4
elas respondem
21/09/2020 08h35
Domingo de manhã eu vi um café filosófico no YouTube, um bem antigo, que falava sobre depressão. Lá, teve uma passagem que o palestrante disse que nós sofremos com aquilo que inventamos para nos ajudar.
Ele citava a alimentação e obesidade: alimentos processados e fartura alimentar criaram uma sociedade de obesos. Ele concluia que criamos ferramentas para nos ajudar a viver melhor e depois viramos escravos delas. Ele falava que ao criar alternativas para um problema, mudamos o curso da vida em sociedade e depois não sabíamos lidar com as mudanças.
Ele tbm falava sobre o aumento, desde os anos 70 de caso de depressão. Número que só aumenta com a vida estressante que temos.
Esse vídeo é super antigo, bem antes de rede social, ou talvez da época em que elas surgiram.
E domingo de noite, vi este doc do Netflix. Parece que tudo o que eu tinha visto pela manhã se aplicava as redes sócias. Criamos uma ferramenta para nos conectar e acabamos criando um monstro que nos aprisiona. Não sabemos lidar com ela, não temos respostas efetivas. Só sabemos que faz mal, numa escala e rapidez nunca antes imaginada.
Isso pra falar só dos problemas na esfera individual. Todo O contexto fake news é algo maluco, problemático.
O que eu acho?
Acho que a sociedade está mais atenta. Acho que iniciativas como a do próprio doc, são vozes que nunca serão silenciadas.
Assim como todo mundo sabe que tomar refrigerante faz mal e isso já fez a própria coca cola mudar seu portfólio de produtos, acredito que os usuários lentamente forçarão mudanças nos Apps. Pode ser uma forma ingênua de ver as coisas. Mas ainda é o que eu acho.
20/09/2020 20h37
Ainda não assisti. Recomenda?
20/09/2020 20h38
Ainda não assisti.
21/09/2020 08h53
Não vi ainda.
eles respondem
21/09/2020 08h59
Já nem uso redes sociais mesmo, então não vou mudar nada. E não me assustou de forma nenhuma, o animal humano é um bicho velho, tá aqui há dezenas de milhares de anos - desculpa ao pastor picareta - então por mais que faça merda a natureza não muda.
anônimo
20/09/2020 20h38
Manda o video
20/09/2020 20h47
Nunca nem vi
20/09/2020 20h47
Ainda n vi.