Com base em algumas perguntas feitas hoje, sobre/referente, à alguma coisa do tipo: "aparência" de algumas pessoas de diferentes regiões do Brasil; Fiquei com uma dúvida e que nunca me perguntei de onde surgiu... até agora, claro...kkk.

Enfim... sem o intuito de ofender, vou fazer essa pergunta, sem maldades (acredite, rs).

Por que o termo (por alguns, entendido como 'pejorativo', que é inegável), "Carro de Baiano" ? Sinceramente, nunca entendi.

Nem gosto de fazer perguntas aqui no site, mas como me surgiu essa "bestialidade" na cabeça, fiquei interessado na opinião alheia do site.

Achei isso, em uma das coisas que pesquisei:

https://www.reclameaqui.com.br/instagram/carrosdebaiano_97331738/

Eu ri, não minto (desculpas). De onde surgiu esse termo e, por quê?

(Vou enviar...foda-se, rs)

eles perguntam
1 4
elas respondem
anônima
21/09/2020 01h03
"1. CARROS DE BAIANO

Carros que sofreram personalizações ridículas, mas que circulam por ai com o dono achando que está abafando, mas na verdade está passando vergonha.
Carro ridiculamente enfeitado.
Carro tunado.
Carros rebaixados.
Carros com pintura de extremo mal gosto.
Carro com som excessivamente alto.
Carros que são "excrementados" pelos seus donos."

Aparentemente, dá a entender que os baianos são tipicamente "bregas e ridículos" e têm tendência a possuir esse tipo de automóvel (algo que não se aplica, já que tem desses em todo canto).
eles respondem
anônimo
21/09/2020 00h00
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
21/09/2020 01h06
Aqui em SP, lá nos anos 70-80 tinha muito baiano que vinha pra cá tentar a vida. Não só baianos, nordestinos no geral, isso até hoje, mas enfim, na época era mais os bainaos.

Virou uma frase marcante, sempre que aparecia um cara pobre, pardo que fazia coisas não comuns a cultura paulista, como colocar musica alta na calçada, ficar falando alto no meio da rua, decorar a casa/carro com panos etc... Isso era "coisa de baiano".
Daí o termo "baianagem".

Basicamente é isso, hoje é bem raro de ver uma pessoa falando isso, ainda mais um jovem, mas é comum.
Cara, meu avô que era nordestino falava isso kkkkk
20/09/2020 23h58
Nunca tinha ouvido falar.
20/09/2020 23h59
Essa é nova.