eles respondem
Complicado... Nossos pais estavam em outro tempo, bastava uma faculdade e o cara era um rei. Conseguia comprar uma casa em um bairro legal sem perder a vida...
Hoje pagamos caro na faculdade, no aluguel, na alimentação e etc.. Mal conseguimos dinheiro para nós mesmo.
O problema não é você ganhar 2 mil por mês.
O problema é você não ter a liberdade para ignorar o que seu pai acha e continuar vivendo sob a dependência dele aos 24 anos de idade.
Nada pior do que viver para agradar aos outros e não a você mesmo. Tome um pouco de coragem e vergonha na cara para começar a construir seu próprio espaço com suas próprias condições atuais.
Ou você tem medo de viver sem o conforto (financeiro, emocional) que teu pai te oferece? Pois saiba que, cedo ou tarde, você não vai tê-lo mais por perto e, antes que isso ocorra, é bom já saber se virar sozinho...
Quem faz trabalho braçal não entende realmente o trabalho intelectual. Principalmente os mais antigos, estou home office agora e por enquanto, minha área e construção também. Imagina como explicar isso. Lembro de um conhecido, em que o pai dele era cortador de cana, trabalhava na enxada, o filho se formou em contabilidade, quando foi pra o escritório o pai disse, "era esse emprego que você queria heim, só na caneta". Continue se esforçando, inclua ele nas suas atividades, na cabeça dele um engenheiro nessa idade já devia tá ganhando pelo menos 10 k por mês, mas a realidade já é outra. Termine o mestrado, e já engate o doutorado, mas explique para ele qual é o seu foco, onde você quer chegar e quanto você irá ganhar
Nossa mano, esse tanto de curso, e eu tentando terminar só o meu, tenho medo de ficar sem emprego dps q me formar, no momento eu faço oq eu gosto, então n ficaria desapontando pela pessoa está desapontada com oq eu gosto.
Meu velho não faria isso comigo jamais. Mas, no caso de fazer, eu mandaria ele se fuder. Deixa claro que é a TUA vida, não a dele.
Cara só vc sabe o tanto que vc se empenhou e o quanto foi difícil, as coisas não vão acontecer de uma hora pra outra.
Rapaz, primeiramente parabéns pelas conquistas, acho que vivi tudo igual a você na questão de desempenho escolar, a diferença que meus pais sente orgulho de mim, ao extremo kkk.
Vejamos, você falou que publicou bastante e passou no mestrado, como você passou numa boa universidade vc terá alguns privilégios, muito provável que vc consiga bolsa de 1500, não será seu salário, mas já será possível se sustentar. Se você for morar em outro estado vc pode pedir auxílio moradia e viver na residência da pós, geralmente tem vagas. Comida é o mais fácil resolver, você tem direito a comer gratuitamente na maioria dos restaurantes universitário (café da manhã, almoço e janta) assim que iniciar o processo seletivo pra comer no RU peça ao seu orientador pra ele fazer algum documento que mostre que vc passa o dia na universidade seja por causa das disciplinas ou por ficar em laboratório.
Resumo, se vó e fizer tudo como deve vai ganhar residência e alimentação gratuita ou um dos dois. Fora a bolsa de 1500 reais, acredito que nesses dois anos vc consegue se manter.
Hoje o mercado está ruim, tenho bastante experiência no ramo aeroespacial e preferi seguir a área acadêmica, você fez boa escolha. Sobre seu pai n te colocar pra cima, cabe um olhar de um profissional de psicologia, vc pode buscar essa ajuda na própria universidade, todas elas tem esse tipo de serviço.
Não tenha medo de acabar o mestrado e ser desempregado, quando acabei o meu surgiu diversas oportunidades, foram vagas pra pesquisador em multinacionais, foram vagas pra doutorado em outras universidades. Preferi ficar na minha universidade por causa da minha aérea e projeto que atuo ter uma forte relação com a área que gosto. Então, não tenha medo pq as oportunidades melhoram.
Parabéns pela conquista e qualquer dúvida só mandar msg.