Sempre me motivou a fazer tudo, principalmente estudar.

Com 24 anos já estava formado em engenharia em uma das melhores federais do país, com um emprego de Engenheiro no meio dessa crise e participação em uma empresa.
Mas não tiro nem 2k por mês. E esse é o problema!

Todo dia ele vem brigar comigo que meu trabalho é de vagabundo (home office 6h por dia) que eu não faço nada, e devia aproveitar meu tempo para fazer algo útil.
Mas só nesse ano escrevi e publique 2 artigos, fiz 3 cursos, fui selecionado para um mestrado (tbm em uma federal) na qual vou começar ano que vem e finalmente consegui respirar um pouco.

Deixando claro que tudo que eu fiz foi escolha minha, mas é muito triste a gente dar o melhor de si e não satisfazer as espectativas de quem sempre fez tudo pela gente.
Infelizmente o mercado não anda nada bem... Não consigo um emprego melhor.

É mais um desabafo.
Como faço para ele ter um pingo de orgulho de mim?? Tenho medo de depender dele por mais 2 anos no mestrado e no final não ter um resultado financeiro positivo.

eles perguntam
3 9
elas respondem
anônima
21/09/2020 01h43
Corre aqui @Nick_whic pessoa mais engajada q ja conheci.
Cara mas é complicado no fundo ele sente muito orgulho de vc, talvez ele so esteja colocando algo do passado dele nas suas costas e é algo a ser relevado.
21/09/2020 07h47
O lance é focar nos estudos, melhorar a sua vida financeira e sair de casa.
21/09/2020 07h55
O mais difícil você já fez, se formou e muito bem por sinal.
Saiba que ele tem orgulho de você sim, e aos poucos as coisas se ajeitam, não tem que se pressionar assim.
eles respondem
21/09/2020 01h23
Complicado... Nossos pais estavam em outro tempo, bastava uma faculdade e o cara era um rei. Conseguia comprar uma casa em um bairro legal sem perder a vida...
Hoje pagamos caro na faculdade, no aluguel, na alimentação e etc.. Mal conseguimos dinheiro para nós mesmo.
21/09/2020 01h25
O problema não é você ganhar 2 mil por mês.
O problema é você não ter a liberdade para ignorar o que seu pai acha e continuar vivendo sob a dependência dele aos 24 anos de idade.

Nada pior do que viver para agradar aos outros e não a você mesmo. Tome um pouco de coragem e vergonha na cara para começar a construir seu próprio espaço com suas próprias condições atuais.

Ou você tem medo de viver sem o conforto (financeiro, emocional) que teu pai te oferece? Pois saiba que, cedo ou tarde, você não vai tê-lo mais por perto e, antes que isso ocorra, é bom já saber se virar sozinho...
21/09/2020 08h02
Quem faz trabalho braçal não entende realmente o trabalho intelectual. Principalmente os mais antigos, estou home office agora e por enquanto, minha área e construção também. Imagina como explicar isso. Lembro de um conhecido, em que o pai dele era cortador de cana, trabalhava na enxada, o filho se formou em contabilidade, quando foi pra o escritório o pai disse, "era esse emprego que você queria heim, só na caneta". Continue se esforçando, inclua ele nas suas atividades, na cabeça dele um engenheiro nessa idade já devia tá ganhando pelo menos 10 k por mês, mas a realidade já é outra. Termine o mestrado, e já engate o doutorado, mas explique para ele qual é o seu foco, onde você quer chegar e quanto você irá ganhar
21/09/2020 01h22
Para de ser maluco
21/09/2020 01h23
Nossa mano, esse tanto de curso, e eu tentando terminar só o meu, tenho medo de ficar sem emprego dps q me formar, no momento eu faço oq eu gosto, então n ficaria desapontando pela pessoa está desapontada com oq eu gosto.
21/09/2020 01h45
Meu velho não faria isso comigo jamais. Mas, no caso de fazer, eu mandaria ele se fuder. Deixa claro que é a TUA vida, não a dele.
anônimo
21/09/2020 01h47
Cara só vc sabe o tanto que vc se empenhou e o quanto foi difícil, as coisas não vão acontecer de uma hora pra outra.
21/09/2020 08h00
Rapaz, primeiramente parabéns pelas conquistas, acho que vivi tudo igual a você na questão de desempenho escolar, a diferença que meus pais sente orgulho de mim, ao extremo kkk.

Vejamos, você falou que publicou bastante e passou no mestrado, como você passou numa boa universidade vc terá alguns privilégios, muito provável que vc consiga bolsa de 1500, não será seu salário, mas já será possível se sustentar. Se você for morar em outro estado vc pode pedir auxílio moradia e viver na residência da pós, geralmente tem vagas. Comida é o mais fácil resolver, você tem direito a comer gratuitamente na maioria dos restaurantes universitário (café da manhã, almoço e janta) assim que iniciar o processo seletivo pra comer no RU peça ao seu orientador pra ele fazer algum documento que mostre que vc passa o dia na universidade seja por causa das disciplinas ou por ficar em laboratório.

Resumo, se vó e fizer tudo como deve vai ganhar residência e alimentação gratuita ou um dos dois. Fora a bolsa de 1500 reais, acredito que nesses dois anos vc consegue se manter.

Hoje o mercado está ruim, tenho bastante experiência no ramo aeroespacial e preferi seguir a área acadêmica, você fez boa escolha. Sobre seu pai n te colocar pra cima, cabe um olhar de um profissional de psicologia, vc pode buscar essa ajuda na própria universidade, todas elas tem esse tipo de serviço.

Não tenha medo de acabar o mestrado e ser desempregado, quando acabei o meu surgiu diversas oportunidades, foram vagas pra pesquisador em multinacionais, foram vagas pra doutorado em outras universidades. Preferi ficar na minha universidade por causa da minha aérea e projeto que atuo ter uma forte relação com a área que gosto. Então, não tenha medo pq as oportunidades melhoram.

Parabéns pela conquista e qualquer dúvida só mandar msg.
21/09/2020 01h46
Melhor do que eu...