Se a renda é curta, não há o que discutir: Chile.
Se for ao Chile, minha dica: Patagônia e Atacama.
Patagônia Chilena + Argentina - +/- 12 dias. De Ushuaia peguei bus até Punta Arenas, bus+balsa até Puerto Natales, tour dia inteiro em Torres del Paine + Milodón, bus até El Calatate e bate e volta em El Chalten devido ao mau tempo e bate-volta ao glaciar Perito Moreno
Na expedição do deserto do Atacama. Fui de Santiago a Atacama de bus. Se tivesse tempo, pararia em La Serena - linda. Fui a Uyuni de tour 4x4, 3D2N. Em Uyuni, bus ao centro de Potosi, visitar a mina cerro rico, gostei de ver minério de prata brilhando. Bus a La Paz, passar no Vale de La Luna e Tihuanaco e Chacaltaya. Há quem estique até o Peru de busão e trem, vão por Puno e Copacabana. Eu optei por bus a Santa Cruz de La Sierra, se eu tivesse tempo, curtiria as cachoeiras e rios de SCLSierra, pois são lindas.
Fui de Trem da Morte até fronteira com Brasil em Corumbá. Fui de carona até Bonito. Mas há bus até Cp G e em Campo Grande, outro bus para Bonito/MS.
Se for a Nova Zelândia, minha dica: Lago Tekapo, Rotorua, Waitomo, Milford Sound. Dá para ir de busão e de carro.
Se tiver mts dias, emende Austrália e Nova Zelândia.
Se tivesse tempo, iria a Dunedin tentar a aurora australis, mas vôos haviam sido cancelados pelo mau tempo e o busão estava esgotado.
Comecei em Queenstown,busão -compre com 1 semana de antecedência- até Christchurch.
Há parada no lago Tekapo e o motorista fala a viagem toda dos pontoa turísticos.
Em Christchurch peguei vôo a Auckland. Aluguei carro na capital e parti para Waitomo, é fenomenaaaaaal. Imperdível aquelas cavernas com larvas brilhando. Fiz os dois tour mais caros e vale a pena. Pq em um vc vê de longe e noutro, quase beija a larva.