Meu pai faleceu recentemente, não tenho irmãos. Só tenho minha mãe e uma tia agora. Não vou casar e nem ter filhos, tenho pavor de maternidade e um trauma de relacionamento gigantesco que não me deixa namorar ou casar como uma pessoa normal. Se elas morrem (que o natural é elas irem antes de mim) vou ficar completamente sozinha no mundo. Antes da morte do meu pai, nunca vi problema em viver sozinha mas agora penso no futuro, penso até em asilo. Quais seriam as desvantagens de viver sozinha na velhice?

elas perguntam
23 9
eles respondem
anônimo
27/09/2020 21h30
Vc vai viver sozinha e isso NAO é um problema. O problema está em vc pensar assim.
anônimo
27/09/2020 22h12
Prefiro isso

Olha trabalho em um lugar que enche de velhos e te digo uma coisa ninguém escapa da velhice e ela é dura viu
27/09/2020 21h31
Na saber lidar com a própria solidão é horrível. Tu deve pensar assim
27/09/2020 22h30
Se está fazendo essa pergunta é pq a ideia de viver sozinha não te agrada né?
28/09/2020 20h35
Começa a juntar grana, ela vai ser útil na sua velhice. Não quero filhos também, e tenho que me preocupar com isso
anônimo
27/09/2020 21h35
Eu bloqueei essa tipo de pensamento. Sugiro fazer o mesmo.
27/09/2020 21h38
E eu lembro de você reclamando do seu pai te pedindo pra arrumar alguém.
Eu disse isso pra vc, que ele queria alguém pra cuidar de vc depois que ele partisse.
VOCÊ LEMBRA?????
27/09/2020 21h33
Considerando tudo que você disse, é inevitável que você passe a vida sozinha, então já deveria tratar de aceitar o futuro.
27/09/2020 22h14
Você é muito nova para estar pensando na velhice, vai viver sua vida.
anônimo
27/09/2020 22h28
Você sempre vai ter amizades, então não vai ser tão solitário assim.
Você tem trauma de relacionamentos mas pode encontrar um companheiro, não tô falando de sexo e tals.
Alguém para sair, comer algo, dar risada, o mundo é cheio de pessoas solitárias procurando alguém para dividir a vida.
anônimo
28/09/2020 20h39
Acredito eu q nenhum de nós não nasceu para viver sozinhos.
Acho que Vc deveria lidar com esse trauma
anônimo
28/09/2020 20h37
Só viva, acredite em mim! a vida vai te levar por caminhos que você jamais seria capaz de imaginar.

Amigos, relacionamentos, família, filhos... E você só vai saber quando chegar lá! Não tenha medo de viver. A velhice é uma mera consequência da nossa passagem por aqui.

Meus sentimentos pelo seu pai.

Estude, trabalhe, planeje e poupe, quando chegar no fim da sua vida vai olhar para trás e lembrar do que estou dizendo hoje: você não se imaginaria estar onde vai chegar.

Só viva, um dia depois do outro e sem medo. Acredite, passa muito rápido! Eu olho meu rosto no espelho, a calvície, a mulher que dorme do meu lado, as filhas dela que hoje são também minhas, o pai dela que me trata como um filho... E jamais me imaginei a vida que tenho hoje, com as pessoas que me cercam hoje.

Muitas, mas muitas mesmo, passarão oela sua vida, algumas por algum tempo, outras por pouco tempo e dentre todas essas, talvez, algumas permaneçam até os seus últimos dias.

Eu experimentei a solidão ao lado de uma pessoa, isso sim é que me apavora, o desperdício do tempo que de votei a ela. Sabe, a gente não precisa ser casado com alguém, nem ter relações conjugais para que essa pessoa tome a nossa vida e dela faça parte. Pode ser um parente, um amigo, um colega de trabalho.

Somos muito arraigados no conceito de família baseada em um casal formado por laços conjugais, mas com o passar dos anos esse conceito se transforma, o sexo e o desejo perdem a importância... O que fica são só os laços e aí não importa muito se é uma amiga, uma irmã, um homem, um sobrinho, um filho ou até alguém que você conheceu na rua.

O que importa é apenas o tipo de vínculo familiar que estabeleceram.
anônimo
28/09/2020 20h28
Arrume bons amigos e, se vc quiser, um bom companheiro.
27/09/2020 23h32
Aprenda sobre a diferença entre solidão e solitude. A segunda, se cultivada é a melhor opção. Ninguém deve se preocupar em estar sozinho, quando a melhor parte é estar na companhia de sí mesmo.
anônimo
27/09/2020 23h23
Casa comigo....Aí vc não fica sozinha
27/09/2020 22h39
Poxa, fiquei triste por vc, pelo que parece vc ta sofrendo mt pelo fato do seu pai ter falecido e por conta de um relacionamento que te bloqueou emocionalmente. Espero q fique bem.
anônimo
27/09/2020 22h36
Eu também quando meu pai faleceu fiquei sem ninguém é bem complicado mas é a vida enfim guardo dinheiro todo mês pra quem sabe no futuro possa mudar minha vida
27/09/2020 22h32
Nenhuma. Vou morrer sozinho também.
Não me importo.
27/09/2020 22h31
Qual a sua idade??
27/09/2020 22h24
Primeiro você tem que vencer o trauma de relacionamentos. Que idade você tem?
27/09/2020 21h42
Por que vocês não procura ajuda de um psicólogo para te ajudar a superar esse seu trauma
anônimo
27/09/2020 21h34
Acho que é normal ter esse medo. Tenho medo de perder meus pais e viver sozinho também.
Desejo sorte pra você!
anônimo
27/09/2020 21h36
Torço para que vc consiga vencer essa insegurança. Meus sentimentos quanto aos acontecidos mas saiba que viver sozinha nao eh demerito mas nunca feche as portas para as oportunidades. Vc eh jovem e sei que tera um belo futuro. Pense sim na familia e saiba que eles irao sempre te apoiar. Viva cada dia
elas respondem
27/09/2020 21h33
Todos mais cedo ou mais tarde ficaremos ou nos sentiremos sozinhos na velhice. Filho e marido não são garantia de nada.
27/09/2020 21h37
A solitude não é ruim se a sua própria companhia te agrada.
Há mtas pessoas acompanhadas mas se sentem sozinhas.

Obs: casamento e filhos não são sinônimo de companhia.

Vc precisa trabalhar a conviver com vc, aprender que a solitude é bom qdo se esta consigo msmo.
28/09/2020 20h32
É melhor serem dois do que um. Se vc ficar muito idosa ou mesmo ainda jovem mas doente a ponto de não poder mais ser independente vai precisar de cuidados, é uma possibilidade. Então eu acho que seria desejável ao menos ter alguém muito próximo.
27/09/2020 21h36
Sim, pq a solidão é uma merda .
anônima
27/09/2020 21h33
Mas tu deve ser nova ainda. Nem todo mundo é igual, pq não tenta fazer uma terapia?
Se n quiser mesmo ter alguém, pode criar animais e plantas.
anônima
28/09/2020 18h43
Dica: Foco no presente.
Viva o hoje.
27/09/2020 23h40
Não, vc precisa gostar da sua própria companhia, estar sozinho nem sempre é ruim. Vc se conhece melhor, e sabe oq é melhor p vc. N caia nessa de q p vc ser feliz vc precisa de alguém, não exatamente, às vezes vc só precisa amar à si mesma e ter seu tempo para ficar só.
27/09/2020 23h27
Te entendo, sou filha unica e se não casar no futuro vou está sozinha , acho que vc deve tratar esse trauma
anônima
27/09/2020 22h32
Invista em amizades, se esforce para encontrar uma amiga ou amigo que preencha esse vazio.