Talvez sim. Depende muito de como a pessoa escolheu reagir diante dele.
eles respondem
29/09/2020 09h11
Não, nem Freud acreditava nisso - isso considerando o conceito original de trauma, não apenas o termo senso comum e tal. Mas ele defendia que qualquer pessoa traumatizada poderia sublimá-lo, o que é um conceito diferente de superá-lo simplesmente.

Superar seria descobrir e desvendar a origem, aceitar, compreender, e assim parar de sofrer os efeitos inconscientes daquele evento traumatizante. Sublimar seria o caso de, mesmo sem superar totalmente, tornar aquele trauma um ponto de apoio para algo construtivo na vida, entende?

Enfim, o velho era foda.
anônimo
29/09/2020 09h20
Nem todos. Talvez dê para uma reabilitação mínima, porém algumas coisas são pesadas demais para que a gente consiga voltar a algo dentro do que possamos chamar de normalidade.
29/09/2020 09h14
Não sei dizer se são de fato superáveis, porém buscar o tipo certo de tratamento pode amenizar o impacto do trauma no indivíduo e possibilitar conviver com aquilo.
anônimo
29/09/2020 10h05
Acredito que alguns não.
anônimo
29/09/2020 10h05
Não.
29/09/2020 10h27
Sim, todos sem excessão.
anônimo
29/09/2020 10h28
Talves
29/09/2020 11h25
Superados sim
Esquecidos não