Brasil tem proporções continentais, Europa dá pra ir a pé pra um país vizinho
01/10/2020 12h57
Nunca viajei de trem, mas queria.
01/10/2020 13h07
Sim. O transporte ferroviário deveria ser a principal alternativa de tráfego, principalmente de carga, mas como sempre nosso país se supera nas piores e mais corruptas escolhas.
anônima
01/10/2020 13h10
Eu não sei o que você considera como grande, mas, poderiam ampliar...seria muito bom!
Eu gostaria de conhecer Ouro preto em Minas Gerais
01/10/2020 13h12
Um sonho antigo.
eles respondem
01/10/2020 08h49
Fiz e recomendo a viagem entre Curitiba e Paranaguá. Mas como não moro no Paraná, nem sei se ainda existe. Paisagens lindas, o trem é uma coisa maravilhosa. Pena que o Brasil jogou tudo o que tinha fora, tanto para viagens como para logística.
01/10/2020 12h44
O Brasil deveria ter uma grande malhar férrea não apenas para turismo, mas para todo o transporte de mercadoria interna. Ajudaria demais no trânsito. Caminhões só deveriam ser usados pra transportar as mercadorias entre as estações dos trens de carga e os mercados, lojas, e distribuidores. Caminhões não deveriam atravessar o país com carga, salvo em raras exceções.
01/10/2020 08h48
Séria interessante sim, mas muitíssimo mais nessesssária seria uma malha férrea pra transporte de grãos ligando o país todo fazendo um triângulo entre nordeste, norte e Sul.
anônimo
01/10/2020 09h13
Gostaria, sem dúvidas se o país tivesse uma malha ferroviária grande e com uma boa operação não teríamos problemas de logística como temos hoje em dia, mas pra variar o modo de operação Brasil fode com tudo, e só olhar a situação da ferrovia norte - sul que o traçado vai de SP até o MA mas até hoje não tá concluída tem alguns trechos em operação mas tem outros trechos prontos mas sem operação. Pra variar essa ferrovia foi um dos casos de obras que tiveram grana sugada pela corrupção, Juquinha das Neves ex-presidente da VALEC ficou rico, só no trecho da ferrovia aqui em Goiás foi desviado mais de 600 milhões de reais.

Enfim seria uma ótima pro país, mas sempre tem os fdp.
01/10/2020 09h20
Claro, seria ótimo. É foda ver que a Europa tem isso e tudo é mais fácil de ser acessado.
01/10/2020 22h24
Nem para isso o Brasil prestou em fazer cara, isso aqui é uma falência.

A greve dos caminhoneiros mostrou como o Brasil é um país patético.
01/10/2020 08h52
O Ministro Tarcísio está cuidando disso, mas por enquanto é só para transportes de cargas.
01/10/2020 09h14
Sim, não só para turismo. É o que se espera de um país com dimensões continentais
anônimo
01/10/2020 11h04
Malha ferroviária é importantíssima em qualquer país. No nosso ainda mais, pois possibilitaria escoar produções do centro-oeste para os portos de uma forma barata, só para citar um exemplo. Infelizmente o governo JK praticamente substituiu as ferrovias por caminhões nas estradas. E hoje muitas estradas não têm manutenção e as ferrovias estão inutilizáveis.

Já fiz algumas curtas viagens de trem por aqui.
01/10/2020 13h13
Já fiz viagens em Maria fumaça aqui mesmo na região, também em Ouro Preto, Mariana e São João Dele Rey (mg)
Muito legal