Eu sou a favor é do lixamento de políticos até a morte
02/10/2020 12h03
sou de sp e não sou a favor. Acho q precisam é limpar os políticos corruptos
anônima
02/10/2020 11h03
Mas não vai, papo besta.
anônima
02/10/2020 11h10
Não, pq isso não seria benéfico pra ninguém.
anônima
02/10/2020 11h57
Não vejo necessidade
02/10/2020 11h03
Pra que isso? No final todo mundo é brasileiro
anônima
02/10/2020 11h12
nao.
anônima
02/10/2020 21h30
Só se levar o bozo junto
anônima
02/10/2020 21h32
Pra mim tanto faz, não vai acontecer mesmo.
eles respondem
02/10/2020 11h10
Isso é muito anacrônico. Primeiro, a comunidade internacional não aceita de boa essas coisas. Segundo, o Brasil interviria, e ele tem mais poder que São Paulo mesmo que eles tentem algo completamente irrealista como uma guerra total. Terceiro, os paulistas não tem nenhuma identificação própria como nação.

Falam muito dos gaúchos, mas digo, nem eles tem também. Somos muito mais identificados com o Brasil como nação do que pensamos. O bairrismo é só divertido e inevitável por sermos um país muito grande.
anônimo
02/10/2020 11h03
vivemos numa republica federativa. Isso é anarquia. Sou de sp. obedeço a CF de 88
02/10/2020 21h26
Sim, o Brasil devia ser separado, mas não apenas São Paulo.

Por exemplo, separar as regiões Sul do Sudeste e depois Norte do Nordeste.

Garanto que todos funcionariam melhores assim, do jeito que está, vai ser difícil, primeiro porque administrar um país tão grande e socialmente diferente como o Brasil não é fácil, e a nossa "federação" de papelão só funciona na teoria, na prática mesmo quem manda é Brasília.

Então meu vei, duvido muito que, dá forma que está o Brasil, algo mudará.
anônimo
02/10/2020 11h31
Quanto mais separado e independente fossem as regiões/estados do país, nos mais diversos aspectos, melhor seria.

O Brasil sozinho é maior que toda Europa ocidental, é inviável terem leis federais uniformes que contemplam regiões totalmente diferentes geograficamente, socialmente, economicamente, culturalmente e etc...

Os EUA, por exemplo, que tem território menor que o brasileiro (sem o Alasca*), tem uma independência legislativa dos estados que torna a administração do país bem mais viável... poderia servir de modelo pra o Brasil.

No caso de São Paulo, ainda tem o agravante desse estado ficar mimando irresponsabilidade fiscal de outros governos estaduais às custas de altos impostos e perda de investimentos locais...

Não sou de SP e super apoiaria!
anônimo
02/10/2020 11h06
Não, pq separando São Paulo o resto do Brasil morreria de fome
anônimo
02/10/2020 12h20
São Paulo poderia tentar se separa para perderem outra guerra civil.
anônimo
02/10/2020 11h22
Por um lado, São Paulo poderia administrar melhor seu dinheiro e fazer com que a sua situação social e econômica melhorem um pouco (já que não teria intervenção do Governo Federal), mas ainda seria um estado coercivo. Então essa é minha opinião: sou a favor como um ponto de início, mas apoiaria também a fragmentação interna de São Paulo.
anônimo
02/10/2020 11h41
Conversa bem antiga. Assim como a do Sul.
Momentos de crise como a atual sempre levanta esses questionamentos.
O país precisa de união.
02/10/2020 11h09
Não quero separação de ninguém. Quero mesmo é anexa o território do Uruguai ao Brasil novamente. Aquelas terras são nossas.
02/10/2020 11h12
Sou de sp e sou contra
anônimo
02/10/2020 11h09
Sim
anônimo
02/10/2020 11h07
Não.
anônimo
02/10/2020 21h39
Eu sou a favor do separatismo completo disso aqui. Isso aqui nao deu certo em 500 anos, quando que vão notar isso? E nunca vai dar.
02/10/2020 12h38
Com certeza.
anônimo
02/10/2020 12h01
Impossível, com a globalização a tendência é unificar cada vez mais
02/10/2020 16h21
Sim, sempre isso.