Tem toda uma malandragem no mundo, os próprios defeitos dos pais.
Talvez um meio termo seja o ideal. Afinal, a utopia de educar um ser perfeito moralmente não seja algo palpável.
Acho que devemos ensinar o que é certo e o que é errado, mostrar os perigos da vida, e dar os melhores conselhos e deixar eles livres para seguir seu caminho conforme nossos ensinamentos
e se ele se perder, iremos saber que nossa parte fizemos.
Eu acho q a missão dos pais, seria preparar o filho para o mundo. E n querer molda-lo a sua imagem e semelhança ou superproteger esse filho.
O mundo está em constante mudanças assim como a personalidade do filho vai se desenvolver por si só independente do método educativo ou a criação recebida . O máximo q o filho herdará serão alguns princípios ou valores q ele msm aplicará em sua vida, num mundo diferente (época, conceitos e afins) daquele em q os pais o criou.
Qnt mais preparado para enfrentar o mundo ou seja nos próprios: desafios, aprendendo adquirindo experiências, descobrindo o mundo, melhor.
Não se meio termo... Mas talvez educar sabendo que muita gente é escrota e vai tomar vantagem e pra tomar cuidado
Do jeito que se falo parece que deveria se educar pra "ser malandro" Existe diferença entre ser malandro e mané já dizia bezerra. Assim, eu educaria meu filho pra se possível passar a perna em alguém para benefício próprio? Isso que eu acho que não deveria rolar... Se todo mundo educasse para ser perfeito não melhoraria?
Assunto rende... mas ainda to acordando