Eu e minha família ficamos sabendo que a moça que arruma nossa casa (ela trabalha de segunda a sábado) está espalhando calúnias pela cidade, somos de cidade pequena e acabou chegando aos nossos ouvidos o que ela anda dizendo sobre nós. Já estamos insatisfeitos com o serviço dela há algum tempo, pois ela chega atrasada e sai antes das 15:00, sendo que o tempo acordado era de 17:00. Alguém sabe se é possível a demissão por justa causa e do que precisaríamos para provar isso?

elas perguntam
5 2
eles respondem
04/10/2020 11h35
Melhor conselho que dou a você é, procure um contador e advogado (sim os dois), faça as contas certinhas dela, depositados tintim por tintim, e pagos homologados no sindicato na presença de testemunhas com aval do seu contador inscrito no CRC, e o advogado com OAB. Mesmo assim, corre o risco dela por na justiça e ter causa ganha
Não vale a pena a dor de cabeça e o custo que você vai ter pra rolar esse processo, ainda mais em cidade pequena
04/10/2020 13h40
No Brasil? É melhor mandar embora logo, se mandar por justa causa pode dar problema e ter que pagar indenização no fim das contas.
04/10/2020 15h58
Obrigue ela à se demitir, assim você não vai precisar pagar nada.
04/10/2020 11h38
Não basta o empregador alegar a justa causa, é preciso que ele tenha provas convincentes sobre a situação, pois caso contrário o empregado pode ajuizar uma ação trabalhista para descaracteriza-la e reverter a demissão. Antes do empregador demitir o empregado por justa causa baseada no atraso, é preciso que haja advertência verbal, advertência por escrito e até mesmo suspensão, para somente depois demitir por justa causa, se o trabalhador continuar desrespeitando as regras do contrato. Faz o certo, demite e pronto.
04/10/2020 14h30
Não entendo
elas respondem
anônima
04/10/2020 15h56
Apenas demita, e pague todos os valores.
04/10/2020 16h24
Obviamente cabe demissão por justa causa: desídia.
Se vocês fizeram um contrato por escrito, ótimo!
Se fizeram algum acordo, seja por whatsapp, ou alguma folhinha de papel vá ao cartório e reconheça firma (vai ter que pagar por isso).
Bem. Aqui você vai ter que gastar grana, você quem sabe. Provavelmente, talvez vá para um litígio.
E sobre calúnia, ela está dizendo que você praticou um crime?
São searas diferentes, terá que entrar com ações em âmbitos distintos.