Sim kkkkkk
Também vi as pessoas falando isso. Mostra que não tem capacidade pra votar
04/10/2020 17h00
Duvido tu juntar 10 pessoas aleatórias e elas chegarem a um consenso sobre o que significa "liberal".
04/10/2020 20h40
Capitalismo é sistema econômico, ser liberal é um estilo, uma filosofia assim por dizer.

Se você disser nos EUA que um liberal é um capitalista ferrenho, eles vão rir da sua cara.

Nos EUA, os liberais são a esquerda, representados pelos democratas, eles defendem maior participação do estado na economia, salário mínimo mais alto, intervenção, maiores impostos, mais regulações etc..etc...

Associar liberdade à economia no séc 21 é algo tão medíocre que nem faz mais sentido debater, apenas no Brasil ainda se debate se a economia deve ser livre ou não huahuahua. É igual quando vem os Ciros Gomes da vida, ou esses jornalistas burros falando que o governo Bolsonaro e os governos de direita em geral são "ultra liberais", eu queria saber onde esses jumentos acham que o governo atual é liberal huahuahuahua....

Os liberais, em geral, querem criar um modelo de sociedade aberta, sem grandes restrições sociais como, aborto livre, uso de drogas também, inclusão forçada de grupos "considerados minoritários", combater o que eles chamam de "hetero normatividade", impulsionar a ideologia de gênero etc..etc...

Tudo isso não tem nada a ver com ser ou não capitalista, você pode ser um capitalista ao estilo mais liberal ou ao estilo mais conservador, ou um socialista liberal ou um socialista conservador....

O brasileiro precisa aprender a separar modelo econômico que defende e a sua filosofia, se é a favor de um modelo socialista ou capitalista, ou se prefere um estilo de filosofia conservador ou mais liberal. Embora o mundo caminhe inevitavelmente para um rumo mais liberal.

É igual esses retardados querendo comparar aborto com ser ou não comunista, PQP! Burrice devia ter limite. Só porque uma pessoa é a favor do aborto, não significa que o modelo econômico dela seja o socialismo e vice versa.
anônimo
04/10/2020 17h21
Não
anônimo
04/10/2020 17h26
O que acaba afetando mais na busca pelo conhecimento político é a própria falta e incentivo (qualidades do próprio indivíduo) dessa busca, e não apenas dois tópicos que, o que dá a entender nessa pergunta, abrangem todos os outros tópicos (o que não é verdade). Se esta frase estivesse correta, apenas entender que o primeiro é um tipo de sistema econômico e o outro uma doutrina política já me garantiriam o conhecimento necessário para compreender todo o cenário político mundial.
anônimo
04/10/2020 18h20
Não apenas isso
elas respondem
anônima
04/10/2020 17h23
Dentre outros fatores. Mas dê um desconto. Política realmente não é um assunto fácil. Desconfie se estiver simples demais. Mas, assim como todos os outros conhecimentos, vai ficando cada mais fácil à medida que você se debruça sobre ele.

Digamos que um indivíduo que nunca teve contato com nenhum dos conceitos marxistas pegue, logo de cara, O Capital para ler. Ele não vai entender nada. A leitura será frustrante.

Agora, se ele começar pelo Manifesto Comunista, cuja escrita é mais simples, e passar por algumas outras obras de Marx e Engels antes de retornar ao Capital, este não parecerá mais o bicho de 7 cabeças do início.

O que estava escrito em O Capital terá mudado? Não. O leitor é que terá mudado. Sua bagagem estará maior. Aprendizagem é isso, são etapas. E não adianta querer pular nenhuma.
anônima
04/10/2020 17h13
Quem confunde não leu nenhum livro, estudou com políticos hehe
anônima
04/10/2020 16h59
O que atrasa a política, é a necessidade do brasileiro de ter um representante "rei", o povo não entende como funciona a democracia.
anônima
04/10/2020 16h58
Claro, quem faz isso não entende nada sobre política. Como ser capitalista sem tem nada? Liberal só apoia o capitalismo. Uma coisa não tem nada a ver com a outra