Meu pai morreu à 4 anos atrás, sonho com ele quase todos os dias, ele está sempre sorridente me perguntando se estou bem e falando que ele está bem.
Não fui no enterro dele, quando o meu pai morreu foi 15 dias antes do meu aniversário de 17 anos, meus tios me acusaram, falaram que ele morreu de desgosto pq eu ligava pra ele pedindo pra ele pagar a pensão, na época meu irmão tinha 6 aninhos, minha mãe estava desempregada e o dinheiro iria pagar o material escolar do meu irmão.
Eu estava procurando emprego mas como não tinha 1 experiência e estudava foi complicado encontrar, não fui no enterro pois me foi avisado quando o corpo já estava saindo do velório e era em outra cidade, meus tios ameaçaram de tomar o terreno do meu pai para eles e não dividir 1 centavo comigo e com o meu irmão (não, aconteceu pq o terreno estava no nome do meu pai), não tivemos direito a pensão, eu fui a única pessoa que viu o meu pai vivo no dia da morte dele e não pude dizer adeus, me culpo sempre por isso, sempre choro quando lembro dele, meu pai não me viu me formar, nao me viu entrar na faculdade e eu não pude nem enterrar seu corpo, não sei onde é o túmulo, tenho medo de ir na cidade procurar e os parentes dele aparecer para me cobrar dívidas (não meu pai n deixou dívidas com eles pq eles venderam os móveis da casa e queimaram tudo antes que eu chegasse, mas eles falam que ele devia eles).
A questão é devo ir procurar o túmulo? Levar uma flor pelo menos? Meu pai não era presente mas eu o amava muito pq sabia que ele era depressivo, hoje eu entendo q ele não me procurava pq tinha depressão, por isso se afogou no álcool.
Oq vc faria?

Hoje tudo que ficou foi uma casa, sem moveis, os móveis foram vendidos ou queimados, meu pai morreu dentro de casa, não consigo me imaginar morando nela então faz 4 anos que ninguém vive lá.

elas perguntam
6 6
eles respondem
anônimo
13/11/2020 11h34
1 - Você precisava de dinheiro para o seu sustento e o provimento cabia ao seu pai e à sua mãe. Então, você estava cobrando à pessoa certa.

2 - Seus tios provavelmente se apoderavam de cada centavo do seu pai, por isso "te impunham uma culpa que não existe". E criaram essa divergência por dinheiro.

3 - O imóvel é seu e do seu irmão por direito se estava lavrado e registrado no nome do seu pai. Você deve encarar a todos, tomar posse do imóvel e colocar para aluguel ainds que precise de um advogado ou da defensoria pública. Você já tem 21, mas seu irmão tem 10 anos, essa casa pode ser o que vai ajudá-los a ter uma vida melhor.

4 - Não sei no que você acredita, srua religião, mas para mim é apenas o seu subconsciente falando com você sobre coisas que você "varreu para baixo do tapete" até agora.

5 - Parentes ou não só podem cobrar dívidas formais, esse papo de "seu pai me devia" é conversa fiada de malandro e uma prática muito antiga derivada da oportunidade do óbito e da impossibilidade do morto contestar.

6 - Se te fará bem, procure o túmulo, ore, mande rezar uma missa, mas você não pode fazer mais nada pela presença dele. Se acredita de versade que ele está te vendo ou tentando se comunicar com você trate de ser feliz e bem sucedida, isso dará paz ao seu espírito, se acredita nisso.

7 - Não deixe de fazer o inventário da casa e se perdoe, você não tem culpa.
anônimo
13/10/2020 01h29
Seus tios são cafajestes.
Os cemitérios geralmente informam a localização dos túmulos por tefone. Se não conseguir vá até a administração.
Ir ao cemitério fará com que a sensação ruim por não ter participado do velório e enterro diminua. Fará bem a você!
Se você tem direito a casa ou terreno, tome posse logo ou venda antes que alguém o faça. Cuidado com o usucapião urbano.
Boa sorte.
anônimo
12/10/2020 18h29
Vc não tem culpa de nada
Foi uma vítima e não tinha nada que vc podia fazer
Vacilo esses parentes aí pensarem em cobrar uma criança que vc era na época
Essa culpa que vc carrega não é sua

Procure
Eles não vão saber que vc tá lá
Mas faça isso pra fazer as pazes com vc
12/10/2020 18h53
Entendo... Depois de um tempo retiraram os restos mortais e colocam em uma urna, acho que após 3 anos já fazem a exumação, pelo menos nos cemitérios municipais funciona assim. Tenta pegar informações pra saber se ainda tá lá e tal.
12/10/2020 19h06
Sei lá talvez ele esteja tentando se comunicar falar alguma coisa. Se acha que deve ir então vá. Com todos os defeitos foi seu pai neh. Ou VC não gostava dele?
anônimo
12/10/2020 21h40
Se existe algum culpado são esses parentes, bando de lixos parasitas. Quando meu pai morreu fizeram a mesma coisa com a minha mãe.
Eu não iria nesse túmulo porq não tem nada dele la, muito menos o espírito dele te esperando.
elas respondem
anônima
12/10/2020 19h14
No seu lugar eu apenas faria orações e conversaria com ele em casa mesmo. O que está no túmulo são apenas restos mortais, o espírito dele não está lá.
12/10/2020 18h34
Acredito que sim.
Leve uma flor, acenda uma vela e reze.
anônima
12/10/2020 18h29
Sinto muito :/ se vc estar com vontade de visitar o túmulo dele então vai.. se me desse vontade eu iria sim.
12/10/2020 18h33
seja forte se vc quer ir vá de cabeça erguida o importante é que vc amava ele e nós nunca estamos preparados para isso seus parentes não podem te acusar de nada e se eles fazem isso é pq são monstros... vc tem todo o direito por isso se quiser perguntar pode perguntar mas se eles forem grosseiros com vc nn de importancia o mais importante é vc e seu irmão e quem vc ama estarem bem... sinto muito pelo que aconteceu com vc mas saiba que vc jamais terá culpa disso... e outra se seus parentes ficarem te acusando ou te forçando a algo existe a justiça... ok? :)
12/10/2020 19h08
Visite o tumulo do seu pai. Bata um papo com ele. É o mínimo que vc deveria fazer.
anônima
12/10/2020 21h41
Esta chegando o dia de finados!
Se acha que vai te fazer bem...vá!