Gente, estou tentando estudar para o vestibular e não consigo, não sei por onde começar nem como, não entendo nada, enfim... Vocês que fazem faculdade ou estão estudando também: por onde começar? o que estudar? quanto tempo por dia? fazer cursinho ou não? O QUÊ VOCES FIZERAM PRA PASSAR? Socorro

elas perguntam
3 3
eles respondem
18/08/2014 19h26
Uma vez um professor falou que, para passar numa prova, seja vestibular, concurso, etc. 60% da preparação é psicológico e uns 20% lógica. Conhecimento mesmo é 10% ou menos (tem sorte, eliminação, etc.) E era professor de física, ou seja, nem era humanas, era um cara de exatas.

O nervosismo é o responsável pelo "branco" que ferra com pessoas boas, então, quanto mais calma fizer a prova, mais chances. Uma dica aplicada que ele deu foi a seguinte:

Chega no meio do tempo, as pessoas podem entregar as provas e sair. Neste momento a gente tende a ficar nervoso, pois acha que está atrasado, mas na verdade devemos é ficar feliz se a sala ficar bem vazia, pois estes que entregam a prova no horário mínimo são os que não vão passar mesmo. Portanto seja a última a entregar a prova.

Isto aconteceu comigo, fiquei super-nervoso quando vi todo mundo sair, e quis me adiantar, não passei. Aí ouvi a dica do professor, e minha tensão diminuiu bastante quando me vi na sala quase vazia. Passei entre os melhores.

No dia da prova, leve umas três ou quatro garrafas d´água, pois se ficar com sede você trava. Leve barras de cereal ou chocolate, que elas aumentam sua glicose rápido.

Quanto mais feliz você estiver na véspera e no dia da prova, melhor. Recomendo uma super-mega-über-trepada maravilhosa no dia anterior.

Estude só até a véspera, nada de estudar no dia da prova, pois se não aprendeu até a véspera, danou-se. No dia da prova pratique uns minutos de meditação, como algo leve, de preferência sem carne (não estou brincando). Tem cara que parecia farofeiro aqui em Uberlândia: levava maçã, banana, barra de cereal, água (muita água), parecia que tinha ido pra comer, mas só coisa leve. Era estranho, mas na minha segunda vez eu virei farofeiro, e funciona, melhor pagar um miquinho que não passar na prova.

Segunda dica de ouro, marque esta com letras garrafais a fogo no fundo do coração: PRESTE ATENÇÃO NOS ENUNCIADOS. Parece óbvio, mas dizem que de 50% a 60% das pessoas erram questões
anônimo
18/08/2014 17h59
Sim, estou estudando, para fazer concursos públicos, ou até mesmo uma bolsa na faculdade.. estude na internet.. várias informações importantes, e de graça!!.. cursos preparatórios online, e etc.... comece estudando 1 hora por dia... depois passa para 2.. 3.. quando vc perceber já estará estudando 6 horas por dia!!... boa sorte nos estudos!! ;... outra dica, é pegar provas antigas, do ENEM por ex:>: e estudando.. respondendo, e corrigindo para ver o que errou..,, há várias provas de faculdades na internet na qual pode vc utilizar como roteiro de estudo!!.
28/08/2014 05h28
Já deram boas dicas...
elas respondem
18/08/2014 18h43
Te aconselho a procurar um pre vestibular, se n tiver condições de pagar um procure um gratuito, estudar em casa requer disciplina é mto difícil..com professores te ajudando é mto melhor.
18/08/2014 18h50
Tudo o que o @OPoderosoChefao falou siga ,como sempre com respostas completas que não nos permite comentar mais kkk . Uma dica que eu lhe dou provas anteriores do ENEM são excelentes foque bem nelas , as questões são sempre bem parecidas e trabalhe bem a redação .Se considera boa em dissertar qualquer tema ??Se não, pratique bastante pois a redação tem o dobro de peso .Qual graduação pretende seguir??? Torcendo por ti desde já. É complicado,cansativo mas não se deixe abalar por nada , foco porque vestibular é apenas uma vez ao ano , não desperdice tempo , não que necessite passar o dia todo estudando porém é necessário muita disciplina principalmente se optar estudar em casa . Força,Foco e Fé ! Todo o esforço valerá a pena no final ...precisando de algumas dicas de redação e biologia , entra em contato pelo chat . Boa sorte!