Com muita vergonha venho pedir conselhos.
    Meu namorado mentiu sobre ter ficado com algumas meninas antes de começarmos a namorar (numa conversa sobre pessoas que ficamos antigamente, ele negou, e eram meninas do meu círculo de colegas), passou bastante tempo e só descobri agora que ele tinha sim ficado e tudo, estamos vivendo um período de crise, me sinto traida por ele te mentido sobre isso.
    Sempre encontrávamos as meninas em festas e etc, conversávamos e saber que ele estava mentindo me deixou super chateada, a justificativa foi que eu ficaria brava, por isso ele mentiu.
    Sei que estou errada em ter ciúme do passado, mas sei que a chateação não é só por ter mentido, tbm é por que elas são bonitas e interessantes, e se relacionarem com ele antes de mim... Não sou uma pessoa ciúmenta, mas quando vi o termo "Ciúme retroativo" que é sentir ciúmes do passado do namorado, por mais que seja bizarro, me identifiquei.
    Não quero me sentir assim, nem estragar meu relacionamento com essa insegurança/ciume/doideira, alguém tem alguma dica? Conselho?

elas perguntam
3 2
eles respondem
anônimo
20/10/2020 15h51
Seu ciumes retroativo é em relação ao fato de elas serem bonitas e interessantes? É isso? E não ao fato de ele ter tido contato, digamos, físico com elas? Você, portanto, sente-se inferior às outras que ele ficou passado?

Se sim, podemos chegar a duas conclusões ( uma delas não é fácil de se ler, mas deve-se levar em consideração). A primeira — e mais e tranquila — é que seu namorado pode ter se relacionado, sim, com mais mulheres bonitas e interessantes, mas atenção: elas podem ser interessantes, contudo você seria mais ainda e é por isso que continua como namorada! Ou seja, você está num patamar mais elevado do que as moças passadas com as quais ele se aventurou. Já a segunda conclusão, e infelizmente um pouco chata, é de que seu namorado se relacionou com mulheres bem bonitas, interessantes e tudo de bom do ponto de vista dele, porém não conseguiu manter um relacionamento duradouro com estas, e ficou com o que sobrou — já que aquelas não a queriam.

Na maioria das vezes, as pessoas se enquadram na primeira opção.

Pra lidar com o sentimento ruim, dê valor ao tempo presente e nas coisas do agora.
anônimo
20/10/2020 15h35
Olha, minha namorada era uma vagabunda, bem vagabunda mesmo, talvez ainda seja. Estaria mentindo se dissesse que o passado dela não me incomoda. O pior de tudo é que ela se finge, finge como se não tivesse feito nada, isso que me incomoda mais, hipócrita e mentirosa do caralho. Muito mais fácil ser sincera, né. Só quer dar uma de anjinha pra me agradar, vagabunda, acha que me engana. Mas é assim mesmo.
anônimo
20/10/2020 15h36
Entendo.. mas vc tem que entender que ele não te conhecia na época, vcs não namoravam, e isso é passado, não tem como alterar! Vc tem que viver o presente, passado já passou, mas compreendo vc, mas não fique pensando nisso ou imaginando tá legal? São meus conselhos kk
elas respondem
20/10/2020 17h32
Mas, você não parece estar mais chateada com o fato de ele ter se relacionado com essas amigas, mas por ele ter mentido. De alguma forma, isso deve ter sinalizado que ele tinha interesse nessas amigas, pois ele "mentiu na época". Justamente na época em q provavelmente, havia maior interesse de você saber o passado dele.
Isso deve ter desestabilizado toda confiança que você depositava nele, ao descobrir agora,essa mentira.
Acho que isso deveria ser recuperado, se somente esse fato esteja desgastando a relação de vc. Agr q ele disse a verdade, tentar assimila-la e dar-lhe um voto de confiança: acreditando verdadeiramente nas justificativas dele, acima de td, nas atitudes dele no contexto geral da relação de vcs.
20/10/2020 16h09
vc acha que ele ter mentido sobre isso deu um peso maior pra ele ter ficado com elas?
acho que isso é complicado mesmo, mas penso que é uma insegurança mais comum que a gnt pensa.. acho que uma coisa que pode ajudar vc e o relacionamento é colocar tudo na mesa.. pode parecer que vai piorar no começo mas depois q fica tudo na mesa cês conseguem saber oq fazer com isso sabe. fala sobre o pq isso te incomoda e colo vc se sente e que achou ruim ele ter mentido sobre isso e deixa ele falar também sobre oq ele pensa e acha. com ctz vc tem mt a oferecer em uma relação e esse momento ciúmes retroativo vem por uma mentira dele principalmente, não podemos esquecer esse detalhe! combinem de ser honestos e sinceros e se algo for magoar o outro que vcs lidem com isso juntos. essas conversas mt sinceras e sobre assuntos não legais são bem difíceis mas acho que são fundamentais pra um bom relacionamento. todo mundo tem suas inseguranças e suas dificuldades pra se relacionar e se o casal não estiver dispostos a ajudar um ao outro com essas coisas estará fadado ao rompimento ou ao sofrimento de uma das partes.
acho q se rolar essa conversa vcs tem q estar prontos pra confiar no outro e aí parar com essa ideia de ficar olhando pro passado dele ou pensando nas meninas pq ele tá com vc agora e isso é uma escolha dele. se valorize e trabalhe essa autoestima também. a namorada dele agora é você!! oq passou passou e se ele fizer alguma cagada quem perde é ele, não dá pra gente ficar vigiando o outro ou controlando oq faz ou deixa de fazer senão a gnt deixa de viver a nossa vida.