Discordo de vc.
A partir do momento que vc faz as coisas PELA SUA CABEÇA, e não pela cabeça da sociedade, então, vc não é obrigado a nada.
EU não gosto de futebol, na verdade, por mim nem existia, e na empresa onde trabalho, a maioria passa o tempo discutindo sobre isso. A sociedade me vê como "estranho", mas não sou obrigado a gostar de futebol, só pq a sociedade acha isso "normal".
EU decidi não comprar imóvel e morar de aluguel, pela liberdade que tenho de morar onde quiser. Mas, muitas pessoas me criticam por isso. A sociedade me vê como "estranho" por isso, mas não sou obrigado a comprar imóvel só pq a sociedade acha isso "normal".
EU decidi não comprar automóvel, e só ando de UBER, pois só pago o que realmente uso para me locomover pela cidade. A sociedade me vê como "estranho" por não querer comprar um carro, mas não sou obrigado a comprar um carro pra agradar a sociedade.
EU terminei o 2⁰ grau, prestei concurso e ganho na iniciativa pública, mais do que um empregado da iniciativa privada, com nível superior, mas a sociedade acha que eu deveria ter feito um curso superior. Não sou obrigado a fazer uma faculdade, só pra agradar a sociedade.
EU não acredito em nenhum deus ou divindades, em espírito, maldições, assombração, céu e inferno, etc. Mas a sociedade quer pq quer me obrigar a acreditar na existência de seres invisíveis e imaginários. Não sou obrigado a acreditar na existência de seres imaginários, só pra agradar uma parte da sociedade religiosa.
EU detesto televisão, pra mim não serve pra nada, a não ser manipular, idiotizar, imbecilizar as pessoas. Mas, as pessoas me vêem como "estranho" por eu não gostar de assistir televisão. Não sou obrigado a assistir televisão só pra agradar uma parte da sociedade.
Enfim, quis mostrar com esses exemplos, que ninguém é obrigado a nada.
Ou vc vive em função da aprovação dos outros?
EU vivo apenas por mim, tenho minha opinião, vivo do jeito que eu quiser, e não devo satisfação pra ninguém e nem me importo.